Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66059
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACIEL, Caio Augusto Amorim | - |
dc.contributor.author | LIMA, Fernando Eduardo de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T22:01:23Z | - |
dc.date.available | 2025-09-18T22:01:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-18 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Fernando Eduardo de Paula. Mobilidade urbana e a bicicleta: mudança de paradigma para a avenida Caxangá, Recife-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66059 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda o tema da mobilidade urbana no âmbito da crise dos deslocamentos instaurada nas cidades brasileiras. Parte-se do princípio de que as políticas públicas brasileiras voltadas para a mobilidade urbana priorizam o uso individual do veículo automotor em detrimento aos transportes públicos e aos meios alternativos de transporte. Dessa forma, o acesso à cidade, aos espaços, infraestruturas e aos equipamentos urbanos é restrito ao uso de automóveis que gera diversos impactos, tanto ao meio ambiente quanto aos conflitos entre os modais. A bicicleta é um veículo individual com grande potencial para a mobilidade diante dos seus diversos benefícios à sociedade. Em contrapartida, o poder público ainda não considera a importância do seu uso nos deslocamentos urbanos. Nessa perspectiva, foi realizada uma análise sobre a mobilidade urbana na cidade do Recife, apontando a falta de infraestrutura e incentivo para a mobilidade ativa por bicicleta. A pesquisa busca cobrar e reafirmar a importância da execução do Plano Diretor Cicloviário na cidade que garante espaço e segurança para os ciclistas. Dessa forma, a Avenida Caxangá, que é uma das vias principais da cidade do Recife, foi potencial objeto de estudo, onde há um grande contingente de ciclistas, porém não há uma infraestrutura cicloviária que garanta o espaço e a segurança. Como solução, foi criado um projeto de ciclovia que contempla a avenida e traz conexão com as estruturas existentes, garantindo a segurança viária que possibilita a circulação das pessoas, em especial os (as) ciclistas, nos centros urbanos de maneira segura, econômica, democrática e sustentável, garantindo o direito à cidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Bicicleta | pt_BR |
dc.subject | Direito à cidade | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana e a bicicleta : mudança de paradigma para a avenida Caxangá, Recife-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908600462706819 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course conclusion work addresses the topic of urban mobility within the context of the displacement crisis established in Brazilian cities. It is assumed that Brazilian public policies aimed at urban mobility prioritize the individual use of motor vehicles to the detriment of public transport and alternative means of transport. In this way, access to the city, spaces, infrastructure and urban equipment is restricted to the use of automobiles, which generates several impacts, both on the environment and conflicts between modes. The bicycle is an individual vehicle with great potential for mobility given its various benefits to society. On the other hand, public authorities still do not consider the importance of its use in urban travel. From this perspective, an analysis was carried out on urban mobility in the city of Recife, pointing out the lack of infrastructure and incentives for active mobility by bicycle. The research seeks to demand and reaffirm the importance of implementing the Cycling Master Plan in the city, which guarantees space and safety for cyclists. Thus, Avenida Caxangá was a potential object of study, where there is a large number of cyclists, but there is no cycling infrastructure that guarantees space and safety. As a solution, a cycle path project was created that covers the avenue and provides connections with existing structures, ensuring road safety that allows people to move around urban centers in a safe, economical, democratic and sustainable way, guaranteeing the right to the city. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fernando Eduardo de Paula Lima.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons