Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65979
Compartilhe esta página
Título: | Atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades visão dos professores do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE. |
Autor(es): | CABRAL, Edna Micaele de Sousa |
Palavras-chave: | AEE; Possibilidades; Desafios; Professores |
Data do documento: | 24-Jul-2025 |
Citação: | CABRAL, Edna Micaele de Sousa. Atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades visão dos professores do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades no atendimento educacional especializado (AEE). Dessa forma, foram abordados autores Kassar (2011), Favero et al. (2007), Rapoli et al. (2010) na compreensão dos limites e possibilidades sobre a temática, evidenciando que AEE contribui para a garantia da inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência, fornecendo estratégias que removem barreiras e favorecem a autonomia desses indivíduos. Para tanto, toma-se como autores Martins (2004), Marconi e Lakatos (2003) e Mota (2019) no delineamento do percurso teórico-metodológico, onde se utiliza uma abordagem qualitativa nos estudos das ações individuais e coletivas da escola.). Os resultados revelaram que, apesar da atuação comprometida dos professores, persistem desafios; identificaram-se, também, possibilidades concretas de avanço por meio da personalização do atendimento, uso de metodologias lúdicas e construção do PEI (Plano Educacional Individualizado). Conclui-se, portanto, que o AEE, mesmo enfrentando limitações, é um instrumento indispensável para a efetivação do direito à educação inclusiva, exigindo investimento contínuo em formação docente, estrutura física e articulação entre escola e família para consolidar práticas realmente transformadoras e equitativas no ambiente escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65979 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Edna Micaele de Sousa Cabral.pdf | 510,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons