Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65979

Comparte esta pagina

Título : Atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades visão dos professores do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE.
Autor : CABRAL, Edna Micaele de Sousa
Palabras clave : AEE; Possibilidades; Desafios; Professores
Fecha de publicación : 24-jul-2025
Citación : CABRAL, Edna Micaele de Sousa. Atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades visão dos professores do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades no atendimento educacional especializado (AEE). Dessa forma, foram abordados autores Kassar (2011), Favero et al. (2007), Rapoli et al. (2010) na compreensão dos limites e possibilidades sobre a temática, evidenciando que AEE contribui para a garantia da inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência, fornecendo estratégias que removem barreiras e favorecem a autonomia desses indivíduos. Para tanto, toma-se como autores Martins (2004), Marconi e Lakatos (2003) e Mota (2019) no delineamento do percurso teórico-metodológico, onde se utiliza uma abordagem qualitativa nos estudos das ações individuais e coletivas da escola.). Os resultados revelaram que, apesar da atuação comprometida dos professores, persistem desafios; identificaram-se, também, possibilidades concretas de avanço por meio da personalização do atendimento, uso de metodologias lúdicas e construção do PEI (Plano Educacional Individualizado). Conclui-se, portanto, que o AEE, mesmo enfrentando limitações, é um instrumento indispensável para a efetivação do direito à educação inclusiva, exigindo investimento contínuo em formação docente, estrutura física e articulação entre escola e família para consolidar práticas realmente transformadoras e equitativas no ambiente escolar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65979
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Edna Micaele de Sousa Cabral.pdf510,96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons