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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65979

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorCABRAL, Edna Micaele de Sousa-
dc.date.accessioned2025-09-16T15:57:45Z-
dc.date.available2025-09-16T15:57:45Z-
dc.date.issued2025-07-24-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationCABRAL, Edna Micaele de Sousa. Atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades visão dos professores do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65979-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades no atendimento educacional especializado (AEE). Dessa forma, foram abordados autores Kassar (2011), Favero et al. (2007), Rapoli et al. (2010) na compreensão dos limites e possibilidades sobre a temática, evidenciando que AEE contribui para a garantia da inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência, fornecendo estratégias que removem barreiras e favorecem a autonomia desses indivíduos. Para tanto, toma-se como autores Martins (2004), Marconi e Lakatos (2003) e Mota (2019) no delineamento do percurso teórico-metodológico, onde se utiliza uma abordagem qualitativa nos estudos das ações individuais e coletivas da escola.). Os resultados revelaram que, apesar da atuação comprometida dos professores, persistem desafios; identificaram-se, também, possibilidades concretas de avanço por meio da personalização do atendimento, uso de metodologias lúdicas e construção do PEI (Plano Educacional Individualizado). Conclui-se, portanto, que o AEE, mesmo enfrentando limitações, é um instrumento indispensável para a efetivação do direito à educação inclusiva, exigindo investimento contínuo em formação docente, estrutura física e articulação entre escola e família para consolidar práticas realmente transformadoras e equitativas no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAEEpt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado: desafios e possibilidades visão dos professores do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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