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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65979
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | CABRAL, Edna Micaele de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T15:57:45Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T15:57:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-15 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Edna Micaele de Sousa. Atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades visão dos professores do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65979 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades no atendimento educacional especializado (AEE). Dessa forma, foram abordados autores Kassar (2011), Favero et al. (2007), Rapoli et al. (2010) na compreensão dos limites e possibilidades sobre a temática, evidenciando que AEE contribui para a garantia da inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes com deficiência, fornecendo estratégias que removem barreiras e favorecem a autonomia desses indivíduos. Para tanto, toma-se como autores Martins (2004), Marconi e Lakatos (2003) e Mota (2019) no delineamento do percurso teórico-metodológico, onde se utiliza uma abordagem qualitativa nos estudos das ações individuais e coletivas da escola.). Os resultados revelaram que, apesar da atuação comprometida dos professores, persistem desafios; identificaram-se, também, possibilidades concretas de avanço por meio da personalização do atendimento, uso de metodologias lúdicas e construção do PEI (Plano Educacional Individualizado). Conclui-se, portanto, que o AEE, mesmo enfrentando limitações, é um instrumento indispensável para a efetivação do direito à educação inclusiva, exigindo investimento contínuo em formação docente, estrutura física e articulação entre escola e família para consolidar práticas realmente transformadoras e equitativas no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | AEE | pt_BR |
dc.subject | Possibilidades | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional especializado: desafios e possibilidades visão dos professores do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Edna Micaele de Sousa Cabral.pdf | 510,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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