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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65952

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Título : Os gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento: o que dizem as professoras.
Autor : MELO, Claudiane Nogueira de
Palabras clave : Alfabetização; Letramento; Gêneros textuais; Práticas docentes
Fecha de publicación : 18-ago-2025
Citación : MELO, Claudiane Nogueira de. Os gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento: o que dizem as professoras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O presente trabalho apresentou como objetivo geral compreender o que dizem as professoras sobre os gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento. Apoiamo-nos em autores como Morais (2012), Soares (2006), Freire (2011), Marcuschi (2005) e Koch e Elias (2008), que nos auxiliaram a compreender sobre a alfabetização, letramento e suas relações com os gêneros textuais. Santos (2007), Santos, Mendonça e Cavalcante (2007), Leal e Rosa (2015) e Mendonça (2007) nos possibilitaram refletir sobre as diversas perspectivas de ensino dos gêneros textuais em sala de aula. Em nossa metodologia, apoiamo-nos na pesquisa do tipo qualitativa, segundo Lüdke e André (1986), e na utilização de entrevistas semiestruturadas, conforme Minayo (1996), com 4 professoras, sendo duas do 1ºano e duas do 2ºano do Ensino Fundamental. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (1997). Os resultados indicaram, segundo os depoimentos, que as professoras ensinam os gêneros textuais considerando as especificidades estruturais predominantes de cada gênero textual e proporcionando momentos de escuta dos variados gêneros. Entretanto, a dimensão da interlocução por meio da escrita não parece ser proporcionada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65952
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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