Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65952

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorMELO, Claudiane Nogueira de-
dc.date.accessioned2025-09-16T11:54:14Z-
dc.date.available2025-09-16T11:54:14Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-09-15-
dc.identifier.citationMELO, Claudiane Nogueira de. Os gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento: o que dizem as professoras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65952-
dc.description.abstractO presente trabalho apresentou como objetivo geral compreender o que dizem as professoras sobre os gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento. Apoiamo-nos em autores como Morais (2012), Soares (2006), Freire (2011), Marcuschi (2005) e Koch e Elias (2008), que nos auxiliaram a compreender sobre a alfabetização, letramento e suas relações com os gêneros textuais. Santos (2007), Santos, Mendonça e Cavalcante (2007), Leal e Rosa (2015) e Mendonça (2007) nos possibilitaram refletir sobre as diversas perspectivas de ensino dos gêneros textuais em sala de aula. Em nossa metodologia, apoiamo-nos na pesquisa do tipo qualitativa, segundo Lüdke e André (1986), e na utilização de entrevistas semiestruturadas, conforme Minayo (1996), com 4 professoras, sendo duas do 1ºano e duas do 2ºano do Ensino Fundamental. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (1997). Os resultados indicaram, segundo os depoimentos, que as professoras ensinam os gêneros textuais considerando as especificidades estruturais predominantes de cada gênero textual e proporcionando momentos de escuta dos variados gêneros. Entretanto, a dimensão da interlocução por meio da escrita não parece ser proporcionada.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.titleOs gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento: o que dizem as professoras.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC de Claudiane Nogueira de Melo.pdf283,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons