Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65952

Share on

Title: Os gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento: o que dizem as professoras.
Authors: MELO, Claudiane Nogueira de
Keywords: Alfabetização; Letramento; Gêneros textuais; Práticas docentes
Issue Date: 18-Aug-2025
Citation: MELO, Claudiane Nogueira de. Os gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento: o que dizem as professoras. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho apresentou como objetivo geral compreender o que dizem as professoras sobre os gêneros textuais nos processos de alfabetização e letramento. Apoiamo-nos em autores como Morais (2012), Soares (2006), Freire (2011), Marcuschi (2005) e Koch e Elias (2008), que nos auxiliaram a compreender sobre a alfabetização, letramento e suas relações com os gêneros textuais. Santos (2007), Santos, Mendonça e Cavalcante (2007), Leal e Rosa (2015) e Mendonça (2007) nos possibilitaram refletir sobre as diversas perspectivas de ensino dos gêneros textuais em sala de aula. Em nossa metodologia, apoiamo-nos na pesquisa do tipo qualitativa, segundo Lüdke e André (1986), e na utilização de entrevistas semiestruturadas, conforme Minayo (1996), com 4 professoras, sendo duas do 1ºano e duas do 2ºano do Ensino Fundamental. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo segundo Bardin (1997). Os resultados indicaram, segundo os depoimentos, que as professoras ensinam os gêneros textuais considerando as especificidades estruturais predominantes de cada gênero textual e proporcionando momentos de escuta dos variados gêneros. Entretanto, a dimensão da interlocução por meio da escrita não parece ser proporcionada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65952
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC de Claudiane Nogueira de Melo.pdf283,59 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons