Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65901
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BEZERRA, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo | - |
dc.contributor.author | BARROS, Dayane de Souza Lira | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T21:41:36Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T21:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-24 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Dayane de Souza Lira. Leila quer ser borboleta : ilustrações como narrativas visuais para livros infantis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65901 | - |
dc.description.abstract | A ilustração é uma ferramenta de extrema relevância para a aprendizagem. No campo literário infantil, por parte dos indivíduos, os desenhos possuem pouca importância em relação as palavras. Mediante a esse fato, é natural que ao longo do desenvolvimento humano, seja perdida as capacidades criativas e habilidades de interpretação. O presente memorial, visa apresentar a dimensão da imagem na produção de narrativas visuais para livros direcionados ao público infantil durante o estágio pré-operatório, segundo Piaget (1980), entre os 4 e 6 anos, utilizando a metodologia de Munari (2008) para definir as etapas da estrutura. Como resultado, o processo da produção do livro físico ilustrado nomeado de “Leila quer ser borboleta”, desenvolvido pela autora, seguido pela metodologia projetual de Lins (2002). | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Ilustração infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Narrativas visuais | pt_BR |
dc.title | Leila quer ser borboleta: ilustrações como narrativas visuais para livros infantis. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5420793313434161 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Illustration is an extremely relevant tool for learning. In the context of children's literature individuals tend to assign limited importance to illustrations in comparison to words. Considering this fact, it is natural that over the course of human development, there is a gradual loss of creative abilities and interpretative skills. This report aims to explore the significance of imagery in the development of visual narratives for children's literature, specifically intended for readers in the preoperational stage, as defined by Piaget (1980), between the ages of 4 and 6, guided by the methodology of Munari (2008) to determine the stages of the structure. As a result of developing the book titled “Leila quer ser borboleta”, created by the author, based on the design methodology of Lins (2002). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Dayane de Souza Lira Barros.pdf | 7,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons