Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65901

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueiredo-
dc.contributor.authorBARROS, Dayane de Souza Lira-
dc.date.accessioned2025-09-12T21:41:36Z-
dc.date.available2025-09-12T21:41:36Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-08-24-
dc.identifier.citationBARROS, Dayane de Souza Lira. Leila quer ser borboleta : ilustrações como narrativas visuais para livros infantis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65901-
dc.description.abstractA ilustração é uma ferramenta de extrema relevância para a aprendizagem. No campo literário infantil, por parte dos indivíduos, os desenhos possuem pouca importância em relação as palavras. Mediante a esse fato, é natural que ao longo do desenvolvimento humano, seja perdida as capacidades criativas e habilidades de interpretação. O presente memorial, visa apresentar a dimensão da imagem na produção de narrativas visuais para livros direcionados ao público infantil durante o estágio pré-operatório, segundo Piaget (1980), entre os 4 e 6 anos, utilizando a metodologia de Munari (2008) para definir as etapas da estrutura. Como resultado, o processo da produção do livro físico ilustrado nomeado de “Leila quer ser borboleta”, desenvolvido pela autora, seguido pela metodologia projetual de Lins (2002).pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectIlustração infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectNarrativas visuaispt_BR
dc.titleLeila quer ser borboleta: ilustrações como narrativas visuais para livros infantis.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5420793313434161pt_BR
dc.description.abstractxIllustration is an extremely relevant tool for learning. In the context of children's literature individuals tend to assign limited importance to illustrations in comparison to words. Considering this fact, it is natural that over the course of human development, there is a gradual loss of creative abilities and interpretative skills. This report aims to explore the significance of imagery in the development of visual narratives for children's literature, specifically intended for readers in the preoperational stage, as defined by Piaget (1980), between the ages of 4 and 6, guided by the methodology of Munari (2008) to determine the stages of the structure. As a result of developing the book titled “Leila quer ser borboleta”, created by the author, based on the design methodology of Lins (2002).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Dayane de Souza Lira Barros.pdf7,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons