Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65782

Share on

Title: Narrativa gráfica como ferramenta de ensino de paisagens
Authors: SOUZA, Ailtonn Fagnner Barbosa Olimpio de
Keywords: Narrativa gráfica; Paisagem geográfica; Ensino de Geografia
Issue Date: 27-Mar-2025
Citation: SOUZA, Ailtonn Fagnner Barbosa Olimpio de. Narrativa gráfica como ferramenta de ensino de paisagens. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta metodológica que tem como intuito a análise da paisagem utilizando as narrativas gráficas como ferramenta no ensino. Sendo assim, estimulando a percepção, a colaboração e trazendo debates propondo uma reflexão sobre os conceitos paisagísticos. Visa também trazer uma observação dos mesmos dentro do cotidiano dos alunos. Analisando aspectos dentro do espaço geográfico e buscando desenvolver por meio da construção do fazer artístico a colaboração e reflexão em torno da paisagem. Para entender como utilizar esse tipo de narrativa como apoio dentro do ensino dos conteúdos de geografia no âmbito escolar. Concluindo que as narrativas gráficas podem ser utilizadas como ferramentas no desenvolvimento do ensino de geografia na abertura da construção de um arcabouço que busca ampliar o leque de alternativas didáticas para tornar a prática pedagógica mais interessante e dinâmica para a comunidade escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65782
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Ailtonn_fagnner_barbosa_olimpio_de_souza_assinado.pdf475,62 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons