Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65782

Compartilhe esta página

Título: Narrativa gráfica como ferramenta de ensino de paisagens
Autor(es): SOUZA, Ailtonn Fagnner Barbosa Olimpio de
Palavras-chave: Narrativa gráfica; Paisagem geográfica; Ensino de Geografia
Data do documento: 27-Mar-2025
Citação: SOUZA, Ailtonn Fagnner Barbosa Olimpio de. Narrativa gráfica como ferramenta de ensino de paisagens. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta metodológica que tem como intuito a análise da paisagem utilizando as narrativas gráficas como ferramenta no ensino. Sendo assim, estimulando a percepção, a colaboração e trazendo debates propondo uma reflexão sobre os conceitos paisagísticos. Visa também trazer uma observação dos mesmos dentro do cotidiano dos alunos. Analisando aspectos dentro do espaço geográfico e buscando desenvolver por meio da construção do fazer artístico a colaboração e reflexão em torno da paisagem. Para entender como utilizar esse tipo de narrativa como apoio dentro do ensino dos conteúdos de geografia no âmbito escolar. Concluindo que as narrativas gráficas podem ser utilizadas como ferramentas no desenvolvimento do ensino de geografia na abertura da construção de um arcabouço que busca ampliar o leque de alternativas didáticas para tornar a prática pedagógica mais interessante e dinâmica para a comunidade escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65782
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ailtonn_fagnner_barbosa_olimpio_de_souza_assinado.pdf475,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons