Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65782

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorSOUZA, Ailtonn Fagnner Barbosa Olimpio de-
dc.date.accessioned2025-09-04T19:30:01Z-
dc.date.available2025-09-04T19:30:01Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.date.submitted2025-09-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Ailtonn Fagnner Barbosa Olimpio de. Narrativa gráfica como ferramenta de ensino de paisagens. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65782-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta metodológica que tem como intuito a análise da paisagem utilizando as narrativas gráficas como ferramenta no ensino. Sendo assim, estimulando a percepção, a colaboração e trazendo debates propondo uma reflexão sobre os conceitos paisagísticos. Visa também trazer uma observação dos mesmos dentro do cotidiano dos alunos. Analisando aspectos dentro do espaço geográfico e buscando desenvolver por meio da construção do fazer artístico a colaboração e reflexão em torno da paisagem. Para entender como utilizar esse tipo de narrativa como apoio dentro do ensino dos conteúdos de geografia no âmbito escolar. Concluindo que as narrativas gráficas podem ser utilizadas como ferramentas no desenvolvimento do ensino de geografia na abertura da construção de um arcabouço que busca ampliar o leque de alternativas didáticas para tornar a prática pedagógica mais interessante e dinâmica para a comunidade escolar.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectNarrativa gráficapt_BR
dc.subjectPaisagem geográficapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleNarrativa gráfica como ferramenta de ensino de paisagenspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to develop a methodological proposal that aims to understand and analyze the landscape using graphic narratives as a teaching tool. Thus, stimulating perception, collaboration and bringing debates proposing a reflection on landscape concepts. It also aims to bring an observation of them within the students' daily lives. Analyzing aspects within the geographic space and seeking to develop, through the construction of artistic work, collaboration and reflection around the landscape. To understand how to use this type of narrative as support within the teaching of landscape content in schools. Concluding that graphic narratives can be used as tools in the development of teaching Geography in the construction of a framework that seeks to expand the range of didactic alternatives to make pedagogical practice more interesting and dynamic for the school community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Ailtonn_fagnner_barbosa_olimpio_de_souza_assinado.pdf475,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons