Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65654
Compartilhe esta página
Título: | Números fracionários: uma análise das concepções de alunos do 8° e 9° anos do ensino fundamental relacionadas aos significados das frações. |
Autor(es): | HENRIQUE, Marcos Nascimento |
Palavras-chave: | Significado das frações; Formação; Erro Pedagógico; Futuros professores; Meaning of fractions; Training; Pedagogical error; Future Teachers |
Data do documento: | 25-Out-2024 |
Citação: | HENRIQUE, Marcos Nascimento. Números fracionários: uma análise das concepções de alunos do 8° e 9° anos do ensino fundamental relacionadas aos significados das frações. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O foco neste trabalho de conclusão de curso se dá por uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar os significados de frações presentes nas turmas do 8º ano e 9 anoº do ensino fundamental de uma escola privada no interior de Pernambuco. Observar quais significados estão mais presentes nas turmas se houve evolução com relação ao significado base da questão e verificar possíveis erros pedagógicos em alguma resolução dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um questionário com problemáticas que submeteram os alunos a refletir sobre algum dos significados de frações para resolução da situação problema, este questionário foi aplicado para vinte estudantes no total, cada turma continha dez estudantes, totalizando uma amostra de vinte estudantes. A aplicação foi através de material impresso. Nos resultados, foi observado que boa parte dos alunos não conhecia o nome do significado mas sabiam utiliza-lo e foi notado que alguns significados teve uma taxa grande de variação na escolha para resolução do problema, mostrando que os alunos procuraram outros significados para resolução, mostrando uma estratégia diferente para resolução da questão, mas existem alguns significados que estão muito bem estruturados por ambas as turmas, existiu confusão entre certos significados e os foi observado que os erros pedagógicos foram cometidos com uma alta frequência em algumas soluções que estará a amostra e identificada. Desse modo, percebe-se que os professores adotem estratégias um pouco antes dos significados mesmo sem mencionar os nomes porém tentando ser o mais preciso possível com os significados de frações, é importante que neste processo o professor permaneça evoluindo buscando formação contínua para obter novas estratégias e que não dificulte o ensino aprendizagem e minimize os erros pedagógicos dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65654 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARCOS NASCIMENTO HENRIQUE.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons