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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65654

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Paulo Roberto Câmara de-
dc.contributor.authorHENRIQUE, Marcos Nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-01T15:33:10Z-
dc.date.available2025-09-01T15:33:10Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationHENRIQUE, Marcos Nascimento. Números fracionários: uma análise das concepções de alunos do 8° e 9° anos do ensino fundamental relacionadas aos significados das frações. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65654-
dc.description.abstractO foco neste trabalho de conclusão de curso se dá por uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar os significados de frações presentes nas turmas do 8º ano e 9 anoº do ensino fundamental de uma escola privada no interior de Pernambuco. Observar quais significados estão mais presentes nas turmas se houve evolução com relação ao significado base da questão e verificar possíveis erros pedagógicos em alguma resolução dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um questionário com problemáticas que submeteram os alunos a refletir sobre algum dos significados de frações para resolução da situação problema, este questionário foi aplicado para vinte estudantes no total, cada turma continha dez estudantes, totalizando uma amostra de vinte estudantes. A aplicação foi através de material impresso. Nos resultados, foi observado que boa parte dos alunos não conhecia o nome do significado mas sabiam utiliza-lo e foi notado que alguns significados teve uma taxa grande de variação na escolha para resolução do problema, mostrando que os alunos procuraram outros significados para resolução, mostrando uma estratégia diferente para resolução da questão, mas existem alguns significados que estão muito bem estruturados por ambas as turmas, existiu confusão entre certos significados e os foi observado que os erros pedagógicos foram cometidos com uma alta frequência em algumas soluções que estará a amostra e identificada. Desse modo, percebe-se que os professores adotem estratégias um pouco antes dos significados mesmo sem mencionar os nomes porém tentando ser o mais preciso possível com os significados de frações, é importante que neste processo o professor permaneça evoluindo buscando formação contínua para obter novas estratégias e que não dificulte o ensino aprendizagem e minimize os erros pedagógicos dos alunos.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSignificado das fraçõespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectErro Pedagógicopt_BR
dc.subjectFuturos professorespt_BR
dc.subjectMeaning of fractionspt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectPedagogical errorpt_BR
dc.subjectFuture Teacherspt_BR
dc.titleNúmeros fracionários: uma análise das concepções de alunos do 8° e 9° anos do ensino fundamental relacionadas aos significados das frações.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4678963732410277pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1210805311523789pt_BR
dc.description.abstractxThe focus of this final project is based on research aimed at analyzing the meanings of fractions in 8th and 9th grade classes at a private school in the interior of Pernambuco. The goal is to observe which meanings are most present in the classes, whether there was any progress in understanding the fundamental meaning of the topic, and to identify any pedagogical errors in the students' solutions. For the research, a questionnaire with problems was used to make students reflect on some of the meanings of fractions to solve the problem situations. This questionnaire was applied to twenty students in total, with each class having ten students, totaling a sample of twenty students. The application was done through printed material. In the results, it was observed that many students did not know the name of the meaning but knew how to use it. It was also noted that some meanings had a high variation in the choice of strategies to solve the problem, showing that students sought alternative meanings to solve the issue. This demonstrated a different strategy for resolving the problem. However, there are some meanings that are very well understood by both classes. There was confusion between certain meanings, and it was observed that pedagogical errors were frequently made in some of the solutions, which will be shown and identified. Thus, it is perceived that teachers should adopt strategies that introduce the meanings, even without explicitly mentioning the names, while trying to be as precise as possible with the meanings of fractions. It is essential that teachers continue to evolve and seek ongoing training to develop new strategies that do not hinder the teaching and learning process, while also minimizing students' pedagogical errors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Matemática (Licenciatura)

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