Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65588
Comparte esta pagina
Título : | ICP e IAE: dois indicadores para diagnóstico do engajamento e abandono em ambientes de aprendizagem - um estudo na plataforma strateegia.digital. |
Autor : | ULISSES, Leilany Alves Aragão |
Palabras clave : | Learning analytics; Engajamento estudantil; Evasão; Indicadores educacionais; strateegia.digital |
Fecha de publicación : | 4-ago-2025 |
Citación : | ULISSES, Leilany Alves Aragão. ICP e IAE: dois indicadores para diagnóstico do engajamento e abandono em ambientes de aprendizagem - um estudo na plataforma strateegia.digital. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Com o avanço das tecnologias digitais na educação, cresce a necessidade de ferramentas para monitorar o engajamento e identificar padrões de abandono em Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Apesar da grande disponibilidade de dados nessas plataformas, mui- tas instituições ainda enfrentam dificuldades para transformá-los em indicadores integrados e estratégicos que permitam identificar precocemente comportamentos de risco e diferenciar abandono gradual de oscilações momentâneas na participação.Este trabalho apresenta o de- senvolvimento de um sistema de learning analytics com dois indicadores inéditos: o Índice de Consistência de Participação (ICP), que mede a regularidade da participação, e o Índice de Abandono Estruturado (IAE), que avalia a progressão do abandono. Os indicadores foram apli- cados à plataforma strateegia.digital, utilizando dados extraídos diretamente dela, e validados com interações de estudantes reais. Foi desenvolvido um Produto Mínimo Viável (MVP) para viabilizar o cálculo e a visualização dos indicadores por meio de gráficos. A ferramenta pretende fornecer aos educadores um recurso prático para acompanhar o engajamento dos estudantes e apoiar intervenções pedagógicas mais efetivas, contribuindo para a redução da evasão. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65588 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leilany Alves Aragão Ulisses.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons