Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65588
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GARCIA, Vinicius Cardoso | - |
dc.contributor.author | ULISSES, Leilany Alves Aragão | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-29T13:42:16Z | - |
dc.date.available | 2025-08-29T13:42:16Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-25 | - |
dc.identifier.citation | ULISSES, Leilany Alves Aragão. ICP e IAE: dois indicadores para diagnóstico do engajamento e abandono em ambientes de aprendizagem - um estudo na plataforma strateegia.digital. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65588 | - |
dc.description.abstract | Com o avanço das tecnologias digitais na educação, cresce a necessidade de ferramentas para monitorar o engajamento e identificar padrões de abandono em Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Apesar da grande disponibilidade de dados nessas plataformas, mui- tas instituições ainda enfrentam dificuldades para transformá-los em indicadores integrados e estratégicos que permitam identificar precocemente comportamentos de risco e diferenciar abandono gradual de oscilações momentâneas na participação.Este trabalho apresenta o de- senvolvimento de um sistema de learning analytics com dois indicadores inéditos: o Índice de Consistência de Participação (ICP), que mede a regularidade da participação, e o Índice de Abandono Estruturado (IAE), que avalia a progressão do abandono. Os indicadores foram apli- cados à plataforma strateegia.digital, utilizando dados extraídos diretamente dela, e validados com interações de estudantes reais. Foi desenvolvido um Produto Mínimo Viável (MVP) para viabilizar o cálculo e a visualização dos indicadores por meio de gráficos. A ferramenta pretende fornecer aos educadores um recurso prático para acompanhar o engajamento dos estudantes e apoiar intervenções pedagógicas mais efetivas, contribuindo para a redução da evasão. | pt_BR |
dc.format.extent | 66 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Learning analytics | pt_BR |
dc.subject | Engajamento estudantil | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | strateegia.digital | pt_BR |
dc.title | ICP e IAE: dois indicadores para diagnóstico do engajamento e abandono em ambientes de aprendizagem - um estudo na plataforma strateegia.digital. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6613487636748832 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Engenharia da Computação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leilany Alves Aragão Ulisses.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons