Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65588

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Vinicius Cardoso-
dc.contributor.authorULISSES, Leilany Alves Aragão-
dc.date.accessioned2025-08-29T13:42:16Z-
dc.date.available2025-08-29T13:42:16Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.date.submitted2025-08-25-
dc.identifier.citationULISSES, Leilany Alves Aragão. ICP e IAE: dois indicadores para diagnóstico do engajamento e abandono em ambientes de aprendizagem - um estudo na plataforma strateegia.digital. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65588-
dc.description.abstractCom o avanço das tecnologias digitais na educação, cresce a necessidade de ferramentas para monitorar o engajamento e identificar padrões de abandono em Ambiente Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Apesar da grande disponibilidade de dados nessas plataformas, mui- tas instituições ainda enfrentam dificuldades para transformá-los em indicadores integrados e estratégicos que permitam identificar precocemente comportamentos de risco e diferenciar abandono gradual de oscilações momentâneas na participação.Este trabalho apresenta o de- senvolvimento de um sistema de learning analytics com dois indicadores inéditos: o Índice de Consistência de Participação (ICP), que mede a regularidade da participação, e o Índice de Abandono Estruturado (IAE), que avalia a progressão do abandono. Os indicadores foram apli- cados à plataforma strateegia.digital, utilizando dados extraídos diretamente dela, e validados com interações de estudantes reais. Foi desenvolvido um Produto Mínimo Viável (MVP) para viabilizar o cálculo e a visualização dos indicadores por meio de gráficos. A ferramenta pretende fornecer aos educadores um recurso prático para acompanhar o engajamento dos estudantes e apoiar intervenções pedagógicas mais efetivas, contribuindo para a redução da evasão.pt_BR
dc.format.extent66 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLearning analyticspt_BR
dc.subjectEngajamento estudantilpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectstrateegia.digitalpt_BR
dc.titleICP e IAE: dois indicadores para diagnóstico do engajamento e abandono em ambientes de aprendizagem - um estudo na plataforma strateegia.digital.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6613487636748832pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação pt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Engenharia da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Leilany Alves Aragão Ulisses.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons