Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65468

Compartilhe esta página

Título: Meninas Malvadas: uma análise do sujeito social com o consumo e padrões estéticos
Autor(es): Souza, Gabriella Cardoso Dourado de
Palavras-chave: Meninas Malvadas; Feminismo; Consumo; Padrões de beleza; Sátira; Mídia
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: Souza, Gabriella Cardoso Dourado de. Meninas Malvadas: uma análise do sujeito social com o consumo e padrões estéticos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho analisa o filme Meninas Malvadas (2004) sob uma perspectiva crítica, interdisciplinar e sociocultural, abordando temáticas como consumo, padrões de beleza, representações do feminismo e cultura pop. Investigou-se de que forma a obra reflete, reforça e molda comportamentos sociais ainda presentes, mesmo após duas décadas de seu lançamento. Além disso, demonstra-se como o consumo opera como prática simbólica de pertencimento e poder, e como os padrões de beleza são condicionados por pressões sociais e econômicas que impactam diretamente a autoestima e a saúde mental das mulheres. A análise revela, ainda, como a obra atua tanto como produto de entretenimento quanto como ferramenta formativa, oferecendo representações que dialogam com experiências cotidianas do público feminino. A permanência de Meninas Malvadas no imaginário coletivo é evidenciada por sua constante circulação nas mídias digitais, na moda, na publicidade e em novos produtos culturais, sendo ainda de valor na atualidade da narrativa e na complexidade dos temas abordados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65468
Aparece nas coleções:(TCC) - Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Gabriella Dourado.pdf22,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons