Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65468

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCovaleski, Rogério Luiz-
dc.contributor.authorSouza, Gabriella Cardoso Dourado de-
dc.date.accessioned2025-08-26T17:14:57Z-
dc.date.available2025-08-26T17:14:57Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-26-
dc.identifier.citationSouza, Gabriella Cardoso Dourado de. Meninas Malvadas: uma análise do sujeito social com o consumo e padrões estéticos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65468-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o filme Meninas Malvadas (2004) sob uma perspectiva crítica, interdisciplinar e sociocultural, abordando temáticas como consumo, padrões de beleza, representações do feminismo e cultura pop. Investigou-se de que forma a obra reflete, reforça e molda comportamentos sociais ainda presentes, mesmo após duas décadas de seu lançamento. Além disso, demonstra-se como o consumo opera como prática simbólica de pertencimento e poder, e como os padrões de beleza são condicionados por pressões sociais e econômicas que impactam diretamente a autoestima e a saúde mental das mulheres. A análise revela, ainda, como a obra atua tanto como produto de entretenimento quanto como ferramenta formativa, oferecendo representações que dialogam com experiências cotidianas do público feminino. A permanência de Meninas Malvadas no imaginário coletivo é evidenciada por sua constante circulação nas mídias digitais, na moda, na publicidade e em novos produtos culturais, sendo ainda de valor na atualidade da narrativa e na complexidade dos temas abordados.pt_BR
dc.format.extent62 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMeninas Malvadaspt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPadrões de belezapt_BR
dc.subjectSátirapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.titleMeninas Malvadas: uma análise do sujeito social com o consumo e padrões estéticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.description.abstractxThis paper analyzes the film Mean Girls (2004) from a critical, interdisciplinary, and sociocultural perspective, addressing themes such as consumption, beauty standards, representations of feminism, and pop culture. It investigates how the film reflects, reinforces, and shapes social behaviors that remain relevant even two decades after its release. Furthermore, it demonstrates how consumption operates as a symbolic practice of belonging and power, and how beauty standards are conditioned by social and economic pressures that directly impact women's self-esteem and mental health. The analysis also reveals how the film functions both as a source of entertainment and as an educational tool, offering representations that resonate with the everyday experiences of the female audience. The continued presence of Mean Girls in the collective imagination is evidenced by its constant circulation on digital media, fashion, advertising, and new cultural products, highlighting the enduring relevance of its narrative and the complexity of the issues it raises.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Curso de Publicidade e Propaganda – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Gabriella Dourado.pdf22,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons