Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65433

Comparte esta pagina

Título : A influência da nutrição na sintomatologia e tratamento da endometriose : uma revisão narrativa
Autor : SANTANA, Joyce Gomes de
Palabras clave : Endometriose; Dieta para endometriose; Sintomas da endometriose; Suplementação para endometriose; Dieta antioxidante para endometriose; Tratamento da endometriose; Nutrição e endometriose
Fecha de publicación : 5-ago-2025
Citación : SANTANA, Joyce Gomes de. A influência da nutrição na sintomatologia e tratamento da endometriose: uma revisão narrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Objetivo: Revisar estudos publicados entre 2013 e 2025 sobre a influência da nutrição na sintomatologia e tratamento da endometriose. Métodos: Foram utilizados artigos nas línguas inglesa e portuguesa selecionados das bases eletrônicas de dados PubMed, Elsevier e SciELO utilizando as seguintes palavras-chave: endometriose, dieta, suplementos, sintomas, antioxidantes, microbiota. Resultados: Foram utilizados 84 artigos sob critérios bem definidos de inclusão (mulheres com endometriose diagnosticada que abordaram padrões alimentares, suplementação e nutrientes, sintomatologia e mecanismo de atuação em lesões, estudos in vitro e modelos em ratos) e de exclusão (estudos sem enfoque nutricional, sem evidência empírica e metodologia pouco clara). Observou-se que a utilização de estratégias alimentares, alimentos específicos e determinados nutrientes como antioxidantes e compostos bioativos possuem a capacidade de minimizar ou retardar a sintomatologia e a progressão da endometriose, aumentando a qualidade de vida e reduzindo os processos inflamatórios. Constatou-se que a utilização de padrões dietéticos como dieta mediterrânea e baixa em FODMAPs proporcionou melhorias na qualidade de vida, e a suplementação de curcumina, resveratrol, vitamina C e vitamina E reduziu sintomas dolorosos clássicos da endometriose e secreção de citocinas pró-inflamatórias, enquanto o uso de n-acetilcisteína, ácidos graxos poli-insaturados (ômega-3 e ômega-6), 3,3-diindolilmetano e probióticos contribuiu beneficamente para o quadro clínico das pacientes. Conclusão: Uma alimentação saudável e suplementação individualizada podem ser grandes aliadas no tratamento da endometriose, devido à sua capacidade de aumentar a saúde geral das pacientes e proporcionar melhora clínica com mínima possibilidade de efeitos colaterais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65433
Aparece en las colecciones: (TCC) - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JOYCE GOMES DE SANTANA.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-08-27
445,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons