Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65427

Share on

Title: A decolonialidade no ensino fundamental II : seleção de conteúdos da BNCC e sugestões didáticas para o ensino de geografia
Authors: GOMES, Ana Paula Nascimento
Keywords: Colonialidade; Geografia; BNCC; Educação
Issue Date: 14-Apr-2025
Citation: GOMES, Ana Paula Nascimento. A decolonialidade no ensino fundamental II: seleção de conteúdos da BNCC e sugestões didáticas para o ensino de geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente investigação tem como objetivo realizar a seleção de unidades temáticas da BNCC para a disciplina de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e sugerir formas didáticas na perspectiva decolonial. Para a construção desta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica por meio de plataformas como Google Acadêmico e Research Rabbit, permitindo a análise de diferentes referenciais teóricos sobre o tema em epígrafe. Com fundamento na BNCC, foram sugeridas estratégias pedagógicas para turmas do 6º ao 9º anos, priorizando temáticas que favorecem a abordagem da decolonialidade no ensino de Geografia. Dessa forma, busca-se apresentar sugestões de práticas pedagógicas que promovam uma perspectiva decolonial na disciplina, contribuindo para uma reflexão crítica e contextualizada no ensino fundamental. A partir dessas sugestões, identificaram-se recursos didáticos como vídeos e dinâmicas interativas, que contribuem para aprofundar o conceito com os alunos. O uso dessas ferramentas permite que os estudantes compreendam as influências coloniais presentes na construção do conhecimento geográfico e desenvolvam uma visão complexa e questionadora sobre o mundo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65427
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ANA PAULA NASCIMENTO GOMES.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons