Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65427
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTILHO, Cláudio Jorge Moura de | - |
dc.contributor.author | GOMES, Ana Paula Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-25T21:49:58Z | - |
dc.date.available | 2025-08-25T21:49:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-25 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Ana Paula Nascimento. A decolonialidade no ensino fundamental II: seleção de conteúdos da BNCC e sugestões didáticas para o ensino de geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65427 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como objetivo realizar a seleção de unidades temáticas da BNCC para a disciplina de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e sugerir formas didáticas na perspectiva decolonial. Para a construção desta pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica por meio de plataformas como Google Acadêmico e Research Rabbit, permitindo a análise de diferentes referenciais teóricos sobre o tema em epígrafe. Com fundamento na BNCC, foram sugeridas estratégias pedagógicas para turmas do 6º ao 9º anos, priorizando temáticas que favorecem a abordagem da decolonialidade no ensino de Geografia. Dessa forma, busca-se apresentar sugestões de práticas pedagógicas que promovam uma perspectiva decolonial na disciplina, contribuindo para uma reflexão crítica e contextualizada no ensino fundamental. A partir dessas sugestões, identificaram-se recursos didáticos como vídeos e dinâmicas interativas, que contribuem para aprofundar o conceito com os alunos. O uso dessas ferramentas permite que os estudantes compreendam as influências coloniais presentes na construção do conhecimento geográfico e desenvolvam uma visão complexa e questionadora sobre o mundo. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A decolonialidade no ensino fundamental II : seleção de conteúdos da BNCC e sugestões didáticas para o ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8553226955927473 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0107090882082784 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aims to select thematic units from the BNCC for the subject of Geography in the final years of elementary education and to suggest didactic approaches from a decolonial perspective. To construct this study, a bibliographic review was conducted using platforms such as Google Scholar and Research Rabbit, enabling the analysis of various theoretical frameworks on the topic. Based on the BNCC, pedagogical strategies were proposed for classes from 6th to 9th grade, prioritizing themes that support a decolonial approach to Geography teaching. In this way, the research seeks to present suggestions for pedagogical practices that promote a decolonial perspective within the subject, contributing to a critical and contextualized reflection in elementary education. From these suggestions, didactic resources such as videos and interactive activities were identified, which help deepen students’ understanding of the concept. The use of these tools enables students to comprehend the colonial influences present in the construction of geographical knowledge and to develop a complex and critical view of the world. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0000-8281-1015 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ANA PAULA NASCIMENTO GOMES.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons