Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887
Share on
Title: | Quem conta um conto, aumenta um ponto - a contação de histórias na prática pedagógica na educação infantil: um estudo de caso |
Authors: | SILVA, Vanessa Rocha da |
Keywords: | Contação de histórias; Educação Infantil; mediação literária; práticas pedagógicas |
Issue Date: | 11-Apr-2025 |
Citation: | SILVA, Vanessa Rocha. QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO - A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo de caso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O artigo aborda a importância da contação de histórias na Educação Infantil, destacando seu papel no desenvolvimento da linguagem, imaginação e empatia das crianças na educação infantil. A pesquisa busca compreender as concepções e práticas de docentes que atuam na primeira etapa da educação infantil, no que diz respeito a contação de história e a mediação de leitura. Foi realizada entrevista semiestruturada e realizamos a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, embora a contação de histórias seja uma prática comum, há dificuldades relacionadas à formação dos professores, tempo e recursos. Também mostrou uma certa confusão por parte da docente sobre a distinção entre mediação e contação. Concluímos que há a necessidade de repensarmos a formação docente no tocante à diferenciação clara entre as práticas de contação de histórias e mediação literária e o papel que cada uma delas tem no desenvolvimento das crianças. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Autorização_de_Autodepósito_de_TCC_vanessa[1].pdf | 131,9 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open | |
TCC2_-_Vanessa_Rocha_da_Silva_-_Versao_final_assinado (1).pdf | 279,09 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License