Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887
Comparte esta pagina
Título : | Quem conta um conto, aumenta um ponto - a contação de histórias na prática pedagógica na educação infantil: um estudo de caso |
Autor : | SILVA, Vanessa Rocha da |
Palabras clave : | Contação de histórias; Educação Infantil; mediação literária; práticas pedagógicas |
Fecha de publicación : | 11-abr-2025 |
Citación : | SILVA, Vanessa Rocha. QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO - A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo de caso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O artigo aborda a importância da contação de histórias na Educação Infantil, destacando seu papel no desenvolvimento da linguagem, imaginação e empatia das crianças na educação infantil. A pesquisa busca compreender as concepções e práticas de docentes que atuam na primeira etapa da educação infantil, no que diz respeito a contação de história e a mediação de leitura. Foi realizada entrevista semiestruturada e realizamos a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, embora a contação de histórias seja uma prática comum, há dificuldades relacionadas à formação dos professores, tempo e recursos. Também mostrou uma certa confusão por parte da docente sobre a distinção entre mediação e contação. Concluímos que há a necessidade de repensarmos a formação docente no tocante à diferenciação clara entre as práticas de contação de histórias e mediação literária e o papel que cada uma delas tem no desenvolvimento das crianças. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Autorização_de_Autodepósito_de_TCC_vanessa[1].pdf | 131,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
TCC2_-_Vanessa_Rocha_da_Silva_-_Versao_final_assinado (1).pdf | 279,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons