Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887

Comparte esta pagina

Título : Quem conta um conto, aumenta um ponto - a contação de histórias na prática pedagógica na educação infantil: um estudo de caso
Autor : SILVA, Vanessa Rocha da
Palabras clave : Contação de histórias; Educação Infantil; mediação literária; práticas pedagógicas
Fecha de publicación : 11-abr-2025
Citación : SILVA, Vanessa Rocha. QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO - A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo de caso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O artigo aborda a importância da contação de histórias na Educação Infantil, destacando seu papel no desenvolvimento da linguagem, imaginação e empatia das crianças na educação infantil. A pesquisa busca compreender as concepções e práticas de docentes que atuam na primeira etapa da educação infantil, no que diz respeito a contação de história e a mediação de leitura. Foi realizada entrevista semiestruturada e realizamos a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, embora a contação de histórias seja uma prática comum, há dificuldades relacionadas à formação dos professores, tempo e recursos. Também mostrou uma certa confusão por parte da docente sobre a distinção entre mediação e contação. Concluímos que há a necessidade de repensarmos a formação docente no tocante à diferenciação clara entre as práticas de contação de histórias e mediação literária e o papel que cada uma delas tem no desenvolvimento das crianças.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons