Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORDEIRO, Dilian da Rocha | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vanessa Rocha da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T18:08:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-06T18:08:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vanessa Rocha. QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO - A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo de caso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887 | - |
dc.description.abstract | O artigo aborda a importância da contação de histórias na Educação Infantil, destacando seu papel no desenvolvimento da linguagem, imaginação e empatia das crianças na educação infantil. A pesquisa busca compreender as concepções e práticas de docentes que atuam na primeira etapa da educação infantil, no que diz respeito a contação de história e a mediação de leitura. Foi realizada entrevista semiestruturada e realizamos a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, embora a contação de histórias seja uma prática comum, há dificuldades relacionadas à formação dos professores, tempo e recursos. Também mostrou uma certa confusão por parte da docente sobre a distinção entre mediação e contação. Concluímos que há a necessidade de repensarmos a formação docente no tocante à diferenciação clara entre as práticas de contação de histórias e mediação literária e o papel que cada uma delas tem no desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | mediação literária | pt_BR |
dc.subject | práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Quem conta um conto, aumenta um ponto - a contação de histórias na prática pedagógica na educação infantil: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7051605895310772 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Autorização_de_Autodepósito_de_TCC_vanessa[1].pdf | 131,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
TCC2_-_Vanessa_Rocha_da_Silva_-_Versao_final_assinado (1).pdf | 279,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons