Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORDEIRO, Dilian da Rocha-
dc.contributor.authorSILVA, Vanessa Rocha da-
dc.date.accessioned2025-08-06T18:08:43Z-
dc.date.available2025-08-06T18:08:43Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-06-14-
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Rocha. QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO - A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo de caso. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64887-
dc.description.abstractO artigo aborda a importância da contação de histórias na Educação Infantil, destacando seu papel no desenvolvimento da linguagem, imaginação e empatia das crianças na educação infantil. A pesquisa busca compreender as concepções e práticas de docentes que atuam na primeira etapa da educação infantil, no que diz respeito a contação de história e a mediação de leitura. Foi realizada entrevista semiestruturada e realizamos a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que, embora a contação de histórias seja uma prática comum, há dificuldades relacionadas à formação dos professores, tempo e recursos. Também mostrou uma certa confusão por parte da docente sobre a distinção entre mediação e contação. Concluímos que há a necessidade de repensarmos a formação docente no tocante à diferenciação clara entre as práticas de contação de histórias e mediação literária e o papel que cada uma delas tem no desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectmediação literáriapt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleQuem conta um conto, aumenta um ponto - a contação de histórias na prática pedagógica na educação infantil: um estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7051605895310772pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons