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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64865

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Title: Para além do Altar : explorando o Ethos midiático do Padre Fábio de Melo
Authors: BESSE, Vânia de Morais
Keywords: Comunicação; Melo, Fábio de, 1971; Religião; Discurso; Ethos
Issue Date: 24-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BESSE, Vânia de Morais. Para além do Altar: explorando o Ethos midiático do Padre Fábio de Melo. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo se esforça na investigação da construção discursiva (ethos) do Pe. Fábio de Melo, tendo como um dos objetivos compreender como é edificada a imagem do clérigo em sua conta oficial no Instagram como produtor de conteúdos e influenciador por meio de seu discurso que transcende o domínio religioso. A problemática se elabora como a identidade do padre é construída com base em suas características que se afastam das obrigações sacerdotais, tais atuações como cantor, escritor e humorista. Para atingir nosso objetivo, buscamos a noção de ethos, uma construção teórica situada dentro da estrutura da Análise do Discurso — AD, uma abordagem metodológica de inspiração francesa e fundamentada nos princípios articulados por Dominique Maingueneau (1984) em diálogo com Eni Orlandi (2020) e Ruth Amossy (2011), serve como chave metodológica para investigar e decifrar as estratégias empregadas por nosso sujeito de investigação, no desenvolvimento de sua personalidade no domínio das redes sociais na Internet, que molda assim, a sua identidade pública e fortalece conexões com seus seguidores. Recorremos ao método de Análise de Conteúdo - AC com a técnica de análise qualitativa para investigar as variações e as problemáticas que formam o ethos midiático do padre Fábio de Melo, com foco em oito postagens de assuntos diversos divulgadas em sua conta oficial na plataforma de comunicação, o Instagram, nos meses de junho, julho, setembro e novembro de 2024. Buscamos também embasamento teórico em estudiosos que investigam a intersecção entre comunicação e religião, com foco nas táticas de comunicação da Igreja Católica Apostólica Romana na recatolização de seus fiéis, a partir da apropriação da neocristandade vivenciada pela Renovação Carismática Católica (RCC), nascendo o Catolicismo Midiático. Os autores que nos apoiaram foram Alberto Klein (2006), Brenda Carranza (2011), Christa Berger (2007), Karla Patriota (2007, 2009), Pedro Gomes (2010) e Silas Guerriero (2006). Na contemporaneidade dos meios de comunicação, as práticas de fé e o consumo têm se intensificado, particularmente nas plataformas comunicacionais. Utilizamos autores como Guy Debord (1997), Izabela Domingues (2018), Issaaf Karhawi (2017), James Williams (2018), Nestor Garcia Canclini (2008) e Zygmunt Bauman (2008) para fundamentar nossas reflexões. Através da análise das múltiplas facetas do discurso, entre elas suas problemáticas e implicações, este estudo buscou identificar as táticas utilizadas pelo padre, que, através de sua participação na esfera midiática, forma sua identidade pública. Sob o viés do consumo religioso, seu ethos transita em várias áreas: a imagem do padre, do homem virtuoso, elegante, aparência impecável, competitivo com o mercado da música e editorial, com isso, reforça as suas conexões com seu público, destacando assim a convergência de fé, arte, comunicação e negócios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64865
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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