Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64865

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Carolina Dantas-
dc.contributor.authorBESSE, Vânia de Morais-
dc.date.accessioned2025-08-06T14:56:52Z-
dc.date.available2025-08-06T14:56:52Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationBESSE, Vânia de Morais. Para além do Altar: explorando o Ethos midiático do Padre Fábio de Melo. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64865-
dc.description.abstractEste estudo se esforça na investigação da construção discursiva (ethos) do Pe. Fábio de Melo, tendo como um dos objetivos compreender como é edificada a imagem do clérigo em sua conta oficial no Instagram como produtor de conteúdos e influenciador por meio de seu discurso que transcende o domínio religioso. A problemática se elabora como a identidade do padre é construída com base em suas características que se afastam das obrigações sacerdotais, tais atuações como cantor, escritor e humorista. Para atingir nosso objetivo, buscamos a noção de ethos, uma construção teórica situada dentro da estrutura da Análise do Discurso — AD, uma abordagem metodológica de inspiração francesa e fundamentada nos princípios articulados por Dominique Maingueneau (1984) em diálogo com Eni Orlandi (2020) e Ruth Amossy (2011), serve como chave metodológica para investigar e decifrar as estratégias empregadas por nosso sujeito de investigação, no desenvolvimento de sua personalidade no domínio das redes sociais na Internet, que molda assim, a sua identidade pública e fortalece conexões com seus seguidores. Recorremos ao método de Análise de Conteúdo - AC com a técnica de análise qualitativa para investigar as variações e as problemáticas que formam o ethos midiático do padre Fábio de Melo, com foco em oito postagens de assuntos diversos divulgadas em sua conta oficial na plataforma de comunicação, o Instagram, nos meses de junho, julho, setembro e novembro de 2024. Buscamos também embasamento teórico em estudiosos que investigam a intersecção entre comunicação e religião, com foco nas táticas de comunicação da Igreja Católica Apostólica Romana na recatolização de seus fiéis, a partir da apropriação da neocristandade vivenciada pela Renovação Carismática Católica (RCC), nascendo o Catolicismo Midiático. Os autores que nos apoiaram foram Alberto Klein (2006), Brenda Carranza (2011), Christa Berger (2007), Karla Patriota (2007, 2009), Pedro Gomes (2010) e Silas Guerriero (2006). Na contemporaneidade dos meios de comunicação, as práticas de fé e o consumo têm se intensificado, particularmente nas plataformas comunicacionais. Utilizamos autores como Guy Debord (1997), Izabela Domingues (2018), Issaaf Karhawi (2017), James Williams (2018), Nestor Garcia Canclini (2008) e Zygmunt Bauman (2008) para fundamentar nossas reflexões. Através da análise das múltiplas facetas do discurso, entre elas suas problemáticas e implicações, este estudo buscou identificar as táticas utilizadas pelo padre, que, através de sua participação na esfera midiática, forma sua identidade pública. Sob o viés do consumo religioso, seu ethos transita em várias áreas: a imagem do padre, do homem virtuoso, elegante, aparência impecável, competitivo com o mercado da música e editorial, com isso, reforça as suas conexões com seu público, destacando assim a convergência de fé, arte, comunicação e negócios.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMelo, Fábio de, 1971pt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.titlePara além do Altar : explorando o Ethos midiático do Padre Fábio de Melopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0183150125713094pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9786861294557962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study focuses on the discursive construction (ethos) of Father Fábio de Melo, aiming to understand how the image of the clergyman is built in his official Instagram account as a content producer and influencer through his discourse that transcends the religious domain. The problem is elaborated as the priest's identity is built based on characteristics that deviate from sacerdotal obligations, such as acting as a singer, writer, and humorist. To achieve our objective, we sought the notion of ethos, a theoretical construction situated within the structure of Discourse Analysis—AD, a methodological approach of French inspiration and founded on the principles articulated by Dominique Maingueneau (1984) in dialogue with Eni Orlandi (2020) and Ruth Amossy (2011), serving as a methodological key to investigate and decipher the strategies employed by our research subject in the development of his personality in the domain of social networks on the Internet, which thus molds his public identity and strengthens connections with his followers. We resort to the Content Analysis method (AC) with the qualitative analysis technique to investigate the variations and problematics that form the media ethos of Father Fábio de Melo, focusing on eight posts on diverse topics published in his official account on the communication platform Instagram in the months of June, July, September, and November 2024. We also sought theoretical grounding in scholars who investigate the intersection between communication and religion, focusing on the communication tactics of the Roman Catholic Apostolic Church in the recatholicization of its faithful through the appropriation of neochristianity experienced by the Catholic Charismatic Renewal (CCR), giving rise to Media Catholicism. The authors who supported us were Alberto Klein (2006), Brenda Carranza (2011), Christa Berger (2007), Karla Patriota (2007, 2009), Pedro Gomes (2010), and Silas Guerriero (2006). In the contemporaneity of communication media, practices of faith and consumption have intensified, particularly on communication platforms. We used authors such as Guy Debord (1997), Izabela Domingues (2018), Issaaf Karhawi (2017), James Williams (2018), Nestor Garcia Canclini (2008), and Zygmunt Bauman (2008) to ground our reflections. Through an analysis of the multiple facets of discourse, including its problems and implications, this study sought to identify the tactics used by the priest, who, through his participation in the media sphere, forms his public identity. Under the bias of religious consumption, his ethos transits in various areas: the image of the good priest, the virtuous man, elegant, impeccable appearance, competitive with the music and editorial market, thus reinforcing his connections with his audience, highlighting the convergence of faith, art, communication, and business.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vania De Morais Besse.pdf1,56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons