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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64820
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Título: | O Estágio supervisionado na formação de professores de Geografia na UFPE : algumas perspectivas dos discentes |
Autor(es): | SANTOS, Rebeka Viana |
Palavras-chave: | Formação Docente Inicial; Ensino Superior; Identidade Docente |
Data do documento: | 13-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Rebeka Viana. O Estágio supervisionado na formação de professores de Geografia na UFPE: algumas perspectivas dos discentes. 2025. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O estágio impacta diretamente a formação inicial do professor e é um processo marcado por novas configurações seja filosófica, política ou econômica que a sociedade manifesta e adota. Por isso, a formação docente inicial de professores certamente é uma temática de herméticas e profundas discussões, reflexões e análises. Na vigente pesquisa, busca-se compreender como o Estágio Supervisionado do curso de Geografia da UFPE é visto e/ou qualificado pelos estudantes com vistas a refletir sobre sua relevância, trazendo à tona as reflexões e percepções dos futuros professores de Geografia. O lócus de pesquisa está direcionado a estudantes matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia 2 e 4 da Universidade Federal de Pernambuco. A revisão bibliográfica está baseada em autores que indagam reflexões sobre os objetos de estudo que aparecem ao longo desta discussão: Estágio Supervisionado; formação inicial de professores; construção identitária; dentre outras discussões; além dos aportes legislativos. Quanto à metodologia, a pesquisa é de caráter qualitativo utilizando como instrumentos técnicos a revisão de literatura das categorias e pesquisa documental, assim como, a aplicação de um questionário aberto e fechado. A roda de diálogo com os discentes e a análise de relatórios de estágio também foram utilizados como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos foram discutidos a partir de quadros comparativos e gráficos trazendo à tona várias indagações que nos fizeram refletir sobre todo o arranjo curricular não apenas de Estágio, como era pensado no início, todavia, como também do curso. Ademais, pode-se apontar conforme os resultados colhidos que o Estágio Supervisionado na UFPE possui certos entraves a serem superados como: a) falta de diálogo entre os sujeitos que constituem o curso; b) carga horária mínima exigida de Estágio; c) falta de articulação da teoria à prática; d) desalinhamento da Geografia Escolar no conteúdo programático das disciplinas; e) processo burocrático como entrave; e f) falta de uma construção participativa dos discentes no PPC. Por hora, encerra-se este ensaio com algumas certezas, contribuições e certa satisfação em saber que se estabeleceu um diálogo movido pela inquietação, por um olhar sensível e pela vontade de contribuir significativamente, porém muitas incertezas ainda pairam à espera de retornarmos na possibilidade de termos um novo cenário de mudança ou investigar baseado nessas inquietudes outras considerações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64820 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
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