Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64820

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Priscylla Karoline de-
dc.contributor.authorSANTOS, Rebeka Viana-
dc.date.accessioned2025-08-04T13:29:47Z-
dc.date.available2025-08-04T13:29:47Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Rebeka Viana. O Estágio supervisionado na formação de professores de Geografia na UFPE: algumas perspectivas dos discentes. 2025. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64820-
dc.description.abstractO estágio impacta diretamente a formação inicial do professor e é um processo marcado por novas configurações seja filosófica, política ou econômica que a sociedade manifesta e adota. Por isso, a formação docente inicial de professores certamente é uma temática de herméticas e profundas discussões, reflexões e análises. Na vigente pesquisa, busca-se compreender como o Estágio Supervisionado do curso de Geografia da UFPE é visto e/ou qualificado pelos estudantes com vistas a refletir sobre sua relevância, trazendo à tona as reflexões e percepções dos futuros professores de Geografia. O lócus de pesquisa está direcionado a estudantes matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia 2 e 4 da Universidade Federal de Pernambuco. A revisão bibliográfica está baseada em autores que indagam reflexões sobre os objetos de estudo que aparecem ao longo desta discussão: Estágio Supervisionado; formação inicial de professores; construção identitária; dentre outras discussões; além dos aportes legislativos. Quanto à metodologia, a pesquisa é de caráter qualitativo utilizando como instrumentos técnicos a revisão de literatura das categorias e pesquisa documental, assim como, a aplicação de um questionário aberto e fechado. A roda de diálogo com os discentes e a análise de relatórios de estágio também foram utilizados como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos foram discutidos a partir de quadros comparativos e gráficos trazendo à tona várias indagações que nos fizeram refletir sobre todo o arranjo curricular não apenas de Estágio, como era pensado no início, todavia, como também do curso. Ademais, pode-se apontar conforme os resultados colhidos que o Estágio Supervisionado na UFPE possui certos entraves a serem superados como: a) falta de diálogo entre os sujeitos que constituem o curso; b) carga horária mínima exigida de Estágio; c) falta de articulação da teoria à prática; d) desalinhamento da Geografia Escolar no conteúdo programático das disciplinas; e) processo burocrático como entrave; e f) falta de uma construção participativa dos discentes no PPC. Por hora, encerra-se este ensaio com algumas certezas, contribuições e certa satisfação em saber que se estabeleceu um diálogo movido pela inquietação, por um olhar sensível e pela vontade de contribuir significativamente, porém muitas incertezas ainda pairam à espera de retornarmos na possibilidade de termos um novo cenário de mudança ou investigar baseado nessas inquietudes outras considerações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFormação Docente Inicialpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectIdentidade Docentept_BR
dc.titleO Estágio supervisionado na formação de professores de Geografia na UFPE : algumas perspectivas dos discentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2147695961220600pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe internship directly impacts the teacher's initial training and is a process marked by new configurations, whether philosophical, political or economic, that society manifests and adopts. Therefore, the initial teaching training of teachers is certainly a subject of hermetic and deep discussions, reflections and analyses. In the current research, we seek to understand how the Supervised Internship of the UFPE Geography course is seen and/or qualified by students with a view to reflecting on its relevance, bringing to light the reflections and perceptions of future Geography teachers. The research locus is aimed at students enrolled in the Supervised Internship in Geography 2 and 4 subjects at the Federal University of Pernambuco. The bibliographic review is based on authors who ask about reflections on the objects of study that appear throughout this discussion: Supervised Internship; initial teacher training; identity construction; among other discussions; in addition to legislative contributions. As for the methodology, the research is qualitative in nature using the literature review of the categories and documentary research as technical instruments, as well as the application of an open and closed questionnaire. The dialogue circle with students and the analysis of internship reports were also used as a data collection instrument. The results obtained were discussed using comparative tables and graphics, bringing to light several questions that made us reflect on the entire curricular arrangement, not only of the Internship, as was thought at the beginning, but also of the course. Furthermore, it can be pointed out according to the results collected that the Supervised Internship at UFPE has certain obstacles to be overcome, such as: a) lack of dialogue between the subjects who make up the course; b) minimum workload required for Internship; c) lack of articulation between theory and practice; d) misalignment of School Geography in the syllabus of the subjects; e) bureaucratic process as an obstacle; and f) lack of participatory construction by students in the PPC. For now, this essay ends with some certainties, contributions and a certain satisfaction in knowing that a dialogue driven by concern, a sensitive look and the desire to contribute significantly has been established, however, many uncertainties still remain waiting for us to return to the possibility of having a new scenario of change or investigating other considerations based on these concerns.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rebeka Viana Santos.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons