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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64809

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Título: Infância, experiência e temporalidade : pensando outros (im)possíveis para habitar a escola a partir do cotidiano das crianças
Autor(es): SILVA, Maria Luanara Barros e
Palavras-chave: Criança; Escola; Experiência; Infância; Temporalidade
Data do documento: 7-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Maria Luanara Barros e. Infância, experiência e temporalidade: pensando outros (im)possíveis para habitar a escola a partir do cotidiano das crianças. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O que pode a infância, sua temporalidade, seus movimentos e suas experiências nos dizer e nos dar a pensar sobre a escola e a possibilidade de poder habitá-la de outra maneira? Os primeiros passos que introduzem o caminho desta pesquisa coleção são marcados pela curiosidade de explorar um mundo que se abre à novidade e ao outro, de sentir-se movido pelo desejo de conhecer e desaprender ao mesmo tempo, de inaugurar um território infantil que nos desprenda de meras representações e identidades fixas que reduzem a força da infância. A problematização nos levará ao encontro das infâncias, onde iremos compor nossa coleção em um “canteiro de obras” habitado por crianças do 2o ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada no Sertão do Alto Pajeú pernambucano. Objetivamos, de modo geral, cartografar os movimentos, as experiências da infância e sua temporalidade e o que nos dão a pensar e dizer sobre a escola e a possibilidade de poder habitá-la de outra maneira, desde as próprias experiências das crianças no contexto escolar. Mais especificamente, nos propomos a deslocar-nos junto às crianças, mapeando os dizeres, aprenderes, fazeres e suas infâncias para pensar o tempo e a experiência no contexto escolar; acompanharmos os movimentos e as contribuições instauradas por elas e das infâncias e suas temporalidades para pensar o escolar; problematizarmos as possíveis contribuições do encontro entre infância, experiência e temporalidade, para pensar e habitar a escola com as crianças desde suas próprias experiências cotidianas no contexto escolar. Como principais intercessores teóricos desta coleção, temos: Kohan (2005, 2015, 2018, 2021), Larrosa (2015), Agamben (2005), Barros (2006), Benjamin (1987, 2005), Tebet (2018, 2019), Berle (2015, 2018), Kastrup (2020) e Masschelein e Simons (2014), entre outros. Assim, como se trata de uma pesquisa de inspiração cartográfica, nos deslocamos ao cotidiano das crianças e da escola para acompanharmos os processos, escavarmos o múltiplo, ampliarmos o nosso olhar e ativarmos nossas sensibilidades, lançando mão de instaurações, de fotografias, de produções audiovisuais e conversações como possibilidades outras para a composição da nossa coleção. A infância que nos encontrou nesta pesquisa e que nos tomou pela mão é uma infância filosófica e poética, que não se constitui de um recorte etário, ela se encontra em uma temporalidade sem cronologia e nos apresenta a escola enquanto um território que frutifica acontecimentos, um espaço de novas aprendências, transformação, aberto às novidades, às irrupções, à diferença e à multiplicidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64809
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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