Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64809

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Luanara Barros e-
dc.date.accessioned2025-08-04T12:11:25Z-
dc.date.available2025-08-04T12:11:25Z-
dc.date.issued2024-08-07-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Luanara Barros e. Infância, experiência e temporalidade: pensando outros (im)possíveis para habitar a escola a partir do cotidiano das crianças. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64809-
dc.description.abstractO que pode a infância, sua temporalidade, seus movimentos e suas experiências nos dizer e nos dar a pensar sobre a escola e a possibilidade de poder habitá-la de outra maneira? Os primeiros passos que introduzem o caminho desta pesquisa coleção são marcados pela curiosidade de explorar um mundo que se abre à novidade e ao outro, de sentir-se movido pelo desejo de conhecer e desaprender ao mesmo tempo, de inaugurar um território infantil que nos desprenda de meras representações e identidades fixas que reduzem a força da infância. A problematização nos levará ao encontro das infâncias, onde iremos compor nossa coleção em um “canteiro de obras” habitado por crianças do 2o ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada no Sertão do Alto Pajeú pernambucano. Objetivamos, de modo geral, cartografar os movimentos, as experiências da infância e sua temporalidade e o que nos dão a pensar e dizer sobre a escola e a possibilidade de poder habitá-la de outra maneira, desde as próprias experiências das crianças no contexto escolar. Mais especificamente, nos propomos a deslocar-nos junto às crianças, mapeando os dizeres, aprenderes, fazeres e suas infâncias para pensar o tempo e a experiência no contexto escolar; acompanharmos os movimentos e as contribuições instauradas por elas e das infâncias e suas temporalidades para pensar o escolar; problematizarmos as possíveis contribuições do encontro entre infância, experiência e temporalidade, para pensar e habitar a escola com as crianças desde suas próprias experiências cotidianas no contexto escolar. Como principais intercessores teóricos desta coleção, temos: Kohan (2005, 2015, 2018, 2021), Larrosa (2015), Agamben (2005), Barros (2006), Benjamin (1987, 2005), Tebet (2018, 2019), Berle (2015, 2018), Kastrup (2020) e Masschelein e Simons (2014), entre outros. Assim, como se trata de uma pesquisa de inspiração cartográfica, nos deslocamos ao cotidiano das crianças e da escola para acompanharmos os processos, escavarmos o múltiplo, ampliarmos o nosso olhar e ativarmos nossas sensibilidades, lançando mão de instaurações, de fotografias, de produções audiovisuais e conversações como possibilidades outras para a composição da nossa coleção. A infância que nos encontrou nesta pesquisa e que nos tomou pela mão é uma infância filosófica e poética, que não se constitui de um recorte etário, ela se encontra em uma temporalidade sem cronologia e nos apresenta a escola enquanto um território que frutifica acontecimentos, um espaço de novas aprendências, transformação, aberto às novidades, às irrupções, à diferença e à multiplicidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.titleInfância, experiência e temporalidade : pensando outros (im)possíveis para habitar a escola a partir do cotidiano das criançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1910174170971912pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxWhat can childhood, its temporality, its movements and its experiences tell us and make us think about school and the possibility of inhabiting it in a different way? The first steps that introduce the path of this research collection are marked by the curiosity to explore a world that opens up to novelty and to the other, to feel moved by the desire to know and unlearn at the same time, to inaugurate a childhood territory that frees us from mere representations and fixed identities that reduce the strength of childhood. The problematization will lead us to encounter the childhoods where we will compose our collection in a “construction site” inhabited by children in the 2nd year of the Initial Years of Elementary School, from a public school located in the Sertão do Alto Pajeú region of Pernambuco. Our aim, in general, is to map the movements, experiences of childhood and its temporality and what they give us to think and say about school and the possibility of inhabiting it in a different way, based on the children's own experiences in the school context. More specifically, we propose to move alongside children, mapping their sayings, learning, doings, and their childhoods to think about time and experience in the school context; to follow the movements and contributions established by them and their childhoods and their temporalities to think about school; to problematize the possible contributions of the encounter between childhood, experience, and temporality to think about and inhabit the school with children based on their own daily experiences in the school context. The main theoretical intercessors of this collection are: Kohan (2005, 2015, 2018, 2021), Larrosa (2015), Agamben (2005), Barros (2006), Benjamin (1987, 2005), Tebet (2018, 2019), Berle (2015, 2018), Kastrup (2020), and Masschelein and Simons (2014), among others. Thus, as this is a research project inspired by cartography, we moved into the daily lives of children and schools to follow the processes, explore the multiple, broaden our perspective and activate our sensibilities, using installations, photographs, audiovisual productions and conversations as other possibilities for the composition of our collection. The childhood that found us in this research and that took us by the hand is a philosophical and poetic childhood, which is not constituted by an age group; it is found in a temporality without chronology and presents us with school as a territory that bears fruit of events, a space for new learning, transformation, open to novelties, irruptions, difference and multiplicity.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Luanara Barros e Silva.PDF9,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons