Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807

Comparte esta pagina

Título : Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião
Autor : SILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa
Palabras clave : University; LLM; Survey
Fecha de publicación : 8-ago-2024
Citación : SILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa. Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Motivada pela rápida disseminação de ferramentas baseadas em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs, em inglês, Large Language Models), como o ChatGPT, no final de 2022, esta pesquisa busca compreender as motivações dos estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) ao utilizarem essas ferramentas em suas atividades acadêmicas entre janeiro de 2023 e julho de 2024. Além disso, a pesquisa explora as técnicas utilizadas e o impacto dos resultados no desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia adotada foi quantitativa, com um levantamento de opinião aplicado a uma amostra de 120 estudantes de graduação e pós-graduação, selecionados por conveniência. Os dados foram coletados via questionário online, com perguntas fechadas e abertas sobre o uso dos LLMs. A análise descritiva e quantitativa permitiu mensurar a percepção dos estudantes quanto aos impactos dessas ferramentas. Os resultados indicam uma alta taxa de adoção, motivada principalmente pela economia de tempo e facilitação do aprendizado. No entanto, surgiram preocupações quanto à confiabilidade das informações geradas e à dependência das ferramentas. A pesquisa sugere que, embora os LLMs ofereçam benefícios, é essencial um uso equilibrado e crítico para evitar prejuízos à autonomia intelectual dos estudantes. Este artigo discute as implicações dessas descobertas e propõe direções para futuras pesquisas.
Descripción : 10,0
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807
Aparece en las colecciones: (TCC) - Sistemas da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Monalisa Meyrelle de Sousa Silva.pdf963,28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons