Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807
Compartilhe esta página
Título: | Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião |
Autor(es): | SILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa |
Palavras-chave: | University; LLM; Survey |
Data do documento: | 8-Ago-2024 |
Citação: | SILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa. Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Motivada pela rápida disseminação de ferramentas baseadas em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs, em inglês, Large Language Models), como o ChatGPT, no final de 2022, esta pesquisa busca compreender as motivações dos estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) ao utilizarem essas ferramentas em suas atividades acadêmicas entre janeiro de 2023 e julho de 2024. Além disso, a pesquisa explora as técnicas utilizadas e o impacto dos resultados no desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia adotada foi quantitativa, com um levantamento de opinião aplicado a uma amostra de 120 estudantes de graduação e pós-graduação, selecionados por conveniência. Os dados foram coletados via questionário online, com perguntas fechadas e abertas sobre o uso dos LLMs. A análise descritiva e quantitativa permitiu mensurar a percepção dos estudantes quanto aos impactos dessas ferramentas. Os resultados indicam uma alta taxa de adoção, motivada principalmente pela economia de tempo e facilitação do aprendizado. No entanto, surgiram preocupações quanto à confiabilidade das informações geradas e à dependência das ferramentas. A pesquisa sugere que, embora os LLMs ofereçam benefícios, é essencial um uso equilibrado e crítico para evitar prejuízos à autonomia intelectual dos estudantes. Este artigo discute as implicações dessas descobertas e propõe direções para futuras pesquisas. |
Descrição: | 10,0 |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Sistemas da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Monalisa Meyrelle de Sousa Silva.pdf | 963,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons