Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807

Share on

Title: Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião
Authors: SILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa
Keywords: University; LLM; Survey
Issue Date: 8-Aug-2024
Citation: SILVA, Monalisa Meyrelle de Sousa. Impactos da adesão de LLMs pelo corpo discente de cursos de computação em uma universidade pública brasileira: uma pesquisa de opinião. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Motivada pela rápida disseminação de ferramentas baseadas em Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs, em inglês, Large Language Models), como o ChatGPT, no final de 2022, esta pesquisa busca compreender as motivações dos estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) ao utilizarem essas ferramentas em suas atividades acadêmicas entre janeiro de 2023 e julho de 2024. Além disso, a pesquisa explora as técnicas utilizadas e o impacto dos resultados no desempenho acadêmico dos alunos. A metodologia adotada foi quantitativa, com um levantamento de opinião aplicado a uma amostra de 120 estudantes de graduação e pós-graduação, selecionados por conveniência. Os dados foram coletados via questionário online, com perguntas fechadas e abertas sobre o uso dos LLMs. A análise descritiva e quantitativa permitiu mensurar a percepção dos estudantes quanto aos impactos dessas ferramentas. Os resultados indicam uma alta taxa de adoção, motivada principalmente pela economia de tempo e facilitação do aprendizado. No entanto, surgiram preocupações quanto à confiabilidade das informações geradas e à dependência das ferramentas. A pesquisa sugere que, embora os LLMs ofereçam benefícios, é essencial um uso equilibrado e crítico para evitar prejuízos à autonomia intelectual dos estudantes. Este artigo discute as implicações dessas descobertas e propõe direções para futuras pesquisas.
Description: 10,0
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64807
Appears in Collections:(TCC) - Sistemas da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Monalisa Meyrelle de Sousa Silva.pdf963,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons