Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64798

Comparte esta pagina

Título : LITERATURA DE CORDEL: Caminho para trabalhar conectivos
Autor : SOARES, Bruna Estrela de Almeida
Palabras clave : cordel; conjunções; ensino; língua portuguesa
Fecha de publicación : 15-may-2023
Citación : SOARES, Bruna Estrela de Almeida. LITERATURA DE CORDEL: Caminho para trabalhar conectivos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Pensando em superar a limitação do ensino tradicional de Língua Portuguesa, especialmente em relação ao ensino de morfossintaxe, que muitas vezes é trabalhado de forma descontextualizada, o projeto propõe uma sequência didática que utiliza o gênero literário cordel para trabalhar a relação das conjunções com o contexto em que são utilizadas nos textos. Prevendo aulas de forma contextualizadas e voltadas para o ensino fundamental, especialmente para a modalidade de Educação para Jovens e Adultos. O uso do cordel como recurso pedagógico é explorado de forma a tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, levando em conta a realidade social do aluno e valorizando a diversidade cultural e linguística. O projeto se baseia em métodos pedagógicos que incentivem e estimulem os alunos para leitura, discussão e compreensão de textos, bem como o conhecimento das classificações das conjunções dentro das manifestações nos cordéis. Perpassando ainda pelos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Currículo de Pernambuco e Currículo de Pernambuco para Educação de Jovens e Adultos) evidenciando como esses currículos abordam os ensinos de conjunção e literatura de cordel.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64798
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruna Estrela de Almeida Soares.pdf534,1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons