Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64798

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Maria Costa de Araújo-
dc.contributor.authorSOARES, Bruna Estrela de Almeida-
dc.date.accessioned2025-08-01T16:12:28Z-
dc.date.available2025-08-01T16:12:28Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2025-07-25-
dc.identifier.citationSOARES, Bruna Estrela de Almeida. LITERATURA DE CORDEL: Caminho para trabalhar conectivos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64798-
dc.description.abstractPensando em superar a limitação do ensino tradicional de Língua Portuguesa, especialmente em relação ao ensino de morfossintaxe, que muitas vezes é trabalhado de forma descontextualizada, o projeto propõe uma sequência didática que utiliza o gênero literário cordel para trabalhar a relação das conjunções com o contexto em que são utilizadas nos textos. Prevendo aulas de forma contextualizadas e voltadas para o ensino fundamental, especialmente para a modalidade de Educação para Jovens e Adultos. O uso do cordel como recurso pedagógico é explorado de forma a tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, levando em conta a realidade social do aluno e valorizando a diversidade cultural e linguística. O projeto se baseia em métodos pedagógicos que incentivem e estimulem os alunos para leitura, discussão e compreensão de textos, bem como o conhecimento das classificações das conjunções dentro das manifestações nos cordéis. Perpassando ainda pelos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Currículo de Pernambuco e Currículo de Pernambuco para Educação de Jovens e Adultos) evidenciando como esses currículos abordam os ensinos de conjunção e literatura de cordel.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectcordelpt_BR
dc.subjectconjunçõespt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectlíngua portuguesapt_BR
dc.titleLITERATURA DE CORDEL: Caminho para trabalhar conectivospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4835503232666038pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.description.abstractxThinking about overcoming the limitation of traditional teaching of Portuguese language, especially regarding the teaching of morphosyntax, which is often taught in a decontextualized way, the project proposes a didactic sequence that uses the literary genre of "cordel" to work on the relationship between conjunctions and the context in which they are used in texts. Predicting contextualized classes aimed at elementary education, especially for the Youth and Adult Education modality. The use of "cordel" as a pedagogical resource is explored to make classes more dynamic and interesting, taking into account the student's social reality and valuing cultural and linguistic diversity. The project is based on pedagogical methods that encourage and stimulate students to read, discuss and understand texts, as well as knowledge of the classifications of conjunctions within the manifestations in "cordel". It also covers official documents (National Curriculum Parameters, National Common Curriculum Base, Pernambuco Curriculum and Pernambuco Curriculum for Youth and Adult Education), showing how these curricula approach the teaching of conjunctions and "cordel" literature.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruna Estrela de Almeida Soares.pdf534,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons