Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64798

Share on

Title: LITERATURA DE CORDEL: Caminho para trabalhar conectivos
Authors: SOARES, Bruna Estrela de Almeida
Keywords: cordel; conjunções; ensino; língua portuguesa
Issue Date: 15-May-2023
Citation: SOARES, Bruna Estrela de Almeida. LITERATURA DE CORDEL: Caminho para trabalhar conectivos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Pensando em superar a limitação do ensino tradicional de Língua Portuguesa, especialmente em relação ao ensino de morfossintaxe, que muitas vezes é trabalhado de forma descontextualizada, o projeto propõe uma sequência didática que utiliza o gênero literário cordel para trabalhar a relação das conjunções com o contexto em que são utilizadas nos textos. Prevendo aulas de forma contextualizadas e voltadas para o ensino fundamental, especialmente para a modalidade de Educação para Jovens e Adultos. O uso do cordel como recurso pedagógico é explorado de forma a tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, levando em conta a realidade social do aluno e valorizando a diversidade cultural e linguística. O projeto se baseia em métodos pedagógicos que incentivem e estimulem os alunos para leitura, discussão e compreensão de textos, bem como o conhecimento das classificações das conjunções dentro das manifestações nos cordéis. Perpassando ainda pelos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Currículo de Pernambuco e Currículo de Pernambuco para Educação de Jovens e Adultos) evidenciando como esses currículos abordam os ensinos de conjunção e literatura de cordel.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64798
Appears in Collections:(TCC) - Letras - Português

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bruna Estrela de Almeida Soares.pdf534,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons