Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64798
Share on
Title: | LITERATURA DE CORDEL: Caminho para trabalhar conectivos |
Authors: | SOARES, Bruna Estrela de Almeida |
Keywords: | cordel; conjunções; ensino; língua portuguesa |
Issue Date: | 15-May-2023 |
Citation: | SOARES, Bruna Estrela de Almeida. LITERATURA DE CORDEL: Caminho para trabalhar conectivos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Pensando em superar a limitação do ensino tradicional de Língua Portuguesa, especialmente em relação ao ensino de morfossintaxe, que muitas vezes é trabalhado de forma descontextualizada, o projeto propõe uma sequência didática que utiliza o gênero literário cordel para trabalhar a relação das conjunções com o contexto em que são utilizadas nos textos. Prevendo aulas de forma contextualizadas e voltadas para o ensino fundamental, especialmente para a modalidade de Educação para Jovens e Adultos. O uso do cordel como recurso pedagógico é explorado de forma a tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, levando em conta a realidade social do aluno e valorizando a diversidade cultural e linguística. O projeto se baseia em métodos pedagógicos que incentivem e estimulem os alunos para leitura, discussão e compreensão de textos, bem como o conhecimento das classificações das conjunções dentro das manifestações nos cordéis. Perpassando ainda pelos documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular, Currículo de Pernambuco e Currículo de Pernambuco para Educação de Jovens e Adultos) evidenciando como esses currículos abordam os ensinos de conjunção e literatura de cordel. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64798 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruna Estrela de Almeida Soares.pdf | 534,1 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License