Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64779

Share on

Title: Pesadelos do passados : realismo e insegurança perceptual nos filmes de Robert Eggers
Authors: LIMA, Adriano Reis Cominato de
Keywords: Robert Eggers; Novo realismo; Insegurança perceptual
Issue Date: 30-May-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LIMA, Adriano Reis Cominato de. Pesadelos do passados : realismo e insegurança perceptual nos filmes de Robert Eggers. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Nas últimas décadas, o cinema mundial contemporâneo tem apresentado uma pluralidade de atualizações, reinvenções e desdobramentos das diretrizes associadas ao realismo. Dentro desse escopo, a filmografia de Robert Eggers é marcada, sobretudo, por aplicar uma abordagem realista sobre temas folclóricos de diferentes povos do passado. Seus roteiros articulam-se na sobreposição da dimensão factual de uma época ao sistema de crenças ali vigente, inserindo elementos sobrenaturais nas diegeses das narrativas, por vezes de forma imprecisa ou ambígua. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa é a análise dos três primeiros longa-metragens dirigidos por Robert Eggers — A Bruxa (2015), O Farol (2019) e O Homem do Norte (2022) — com foco em sua dimensão estilística, buscando assim desenvolver um traço autoral próprio do diretor. Partindo do histórico de debates acerca do realismo no cinema até o que se configura hoje como Novo Realismo, busca-se ponderar como cada uma das três obras, em suas distintas movimentações estéticas, promovem o efeito de “Insegurança Perceptual”, vulgo a predisposição em confundir e desestabilizar suas próprias instâncias diegéticas e narrativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64779
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Adriano Reis Cominato de Lima.pdf47,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons