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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64779

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dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo-
dc.contributor.authorLIMA, Adriano Reis Cominato de-
dc.date.accessioned2025-08-01T12:27:11Z-
dc.date.available2025-08-01T12:27:11Z-
dc.date.issued2025-05-30-
dc.identifier.citationLIMA, Adriano Reis Cominato de. Pesadelos do passados : realismo e insegurança perceptual nos filmes de Robert Eggers. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64779-
dc.description.abstractNas últimas décadas, o cinema mundial contemporâneo tem apresentado uma pluralidade de atualizações, reinvenções e desdobramentos das diretrizes associadas ao realismo. Dentro desse escopo, a filmografia de Robert Eggers é marcada, sobretudo, por aplicar uma abordagem realista sobre temas folclóricos de diferentes povos do passado. Seus roteiros articulam-se na sobreposição da dimensão factual de uma época ao sistema de crenças ali vigente, inserindo elementos sobrenaturais nas diegeses das narrativas, por vezes de forma imprecisa ou ambígua. Assim sendo, o objetivo da presente pesquisa é a análise dos três primeiros longa-metragens dirigidos por Robert Eggers — A Bruxa (2015), O Farol (2019) e O Homem do Norte (2022) — com foco em sua dimensão estilística, buscando assim desenvolver um traço autoral próprio do diretor. Partindo do histórico de debates acerca do realismo no cinema até o que se configura hoje como Novo Realismo, busca-se ponderar como cada uma das três obras, em suas distintas movimentações estéticas, promovem o efeito de “Insegurança Perceptual”, vulgo a predisposição em confundir e desestabilizar suas próprias instâncias diegéticas e narrativas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRobert Eggerspt_BR
dc.subjectNovo realismopt_BR
dc.subjectInsegurança perceptualpt_BR
dc.titlePesadelos do passados : realismo e insegurança perceptual nos filmes de Robert Eggerspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4818910329504303pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn recent decades, contemporary world cinema has presented a plurality of updates, reinventions and developments of the guidelines associated with realism. Within this scope, Robert Eggers' filmography is marked, above all, by applying a realist approach to folkloric themes from different peoples of the past. His scripts overlap the factual dimension of an era with the belief system in force there, inserting supernatural elements into the diegesis of the narratives, sometimes in an imprecise or ambiguous way. Therefore, the aim of this research is to analyze the first three feature films directed by Robert Eggers — The Witch (2015), The Lighthouse (2019) and The Northman (2022) — focusing on their stylistic dimension, thus seeking to develop the director's own authorial trait. Starting from the history of debates about realism in cinema up to what is now known as New Realism, the aim is to consider how each of the three works, in their different aesthetic movements, promote the effect of “Perceptual Insecurity”, aka the predisposition to confuse and destabilize their own diegetic and narrative instances.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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