Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64756

Compartilhe esta página

Título: DANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E BEM-ESTAR: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS AULAS DE DANÇA NO COMPAZ IBURA(RECIFE)
Autor(es): RIBEIRO, Andressa Laysa Queiroz
Palavras-chave: Território; Metodologias inclusivas; Políticas culturais; Inovação pedagógica; Abstract
Data do documento: 6-Mai-2025
Citação: RIBEIRO, Andressa Laysa Queiroz. Dança como ferramenta de inclusão e bem-estar: um estudo sobre o impacto das aulas de dança no Compaz Ibura (Recife). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo investiga o impacto das aulas de dança como ferramenta de inclusão social e promoção do bem-estar no COMPAZ Ibura, equipamento público situado em uma das maiores comunidades periféricas do Recife. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista semi estruturada coletada através de roda de diálogo com participantes jovens, adultos, idosos, neurodivergentes, professores e gestores, e a realização uma análise temática dos dados através de dois eixos principais. A dança demonstrou ser uma linguagem inclusiva potente, transcendendo barreiras etárias e cognitivas, enquanto a adaptação metodológica do professor revelou-se crucial para acolher diversidades corporais e cognitivas. Observa-se, contudo, que mesmo com as práticas sensíveis adotadas pelos educadores, ainda há uma lacuna na oferta de formações e referenciais pedagógicos que apoiem o trabalho com pessoas com deficiência, especialmente em contextos comunitários. Os resultados apontam impactos significativos no bem-estar: alívio do estresse acadêmico, redução de quadros depressivos, reabilitação de lesões, formação de redes de apoio espontâneas e transformação do espaço em referência emocional. Conclui-se que a experiência transcende a atividade artística, configurando-se como tecnologia social de cuidado que ressignifica noções de capacidade corporal; integra dimensões física, emocional e social numa perspectiva corpomente; e fortalece o capital social em territórios vulneráveis. Os achados reforçam a urgência de políticas públicas intersetoriais nas áreas de cultura-saúde-educação que reconheçam a dança como direito cultural e ferramenta de inclusão ativa, além de investirem em formações continuadas e diretrizes metodológicas que valorizem a escuta, a pluralidade e a potência dos territórios periféricos. Palavras-chave: Território; Metodologias inclusivas; Políticas culturais; Inovação pedagógica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64756
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANDRESSA LAYSA QUEIROZ RIBEIRO.pdf652,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons