Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64756

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Ana Cristina Oliveira-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Andressa Laysa Queiroz-
dc.date.accessioned2025-07-31T16:24:25Z-
dc.date.available2025-07-31T16:24:25Z-
dc.date.issued2025-05-06-
dc.date.submitted2025-07-29-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Andressa Laysa Queiroz. Dança como ferramenta de inclusão e bem-estar: um estudo sobre o impacto das aulas de dança no Compaz Ibura (Recife). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64756-
dc.description.abstractEste estudo investiga o impacto das aulas de dança como ferramenta de inclusão social e promoção do bem-estar no COMPAZ Ibura, equipamento público situado em uma das maiores comunidades periféricas do Recife. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista semi estruturada coletada através de roda de diálogo com participantes jovens, adultos, idosos, neurodivergentes, professores e gestores, e a realização uma análise temática dos dados através de dois eixos principais. A dança demonstrou ser uma linguagem inclusiva potente, transcendendo barreiras etárias e cognitivas, enquanto a adaptação metodológica do professor revelou-se crucial para acolher diversidades corporais e cognitivas. Observa-se, contudo, que mesmo com as práticas sensíveis adotadas pelos educadores, ainda há uma lacuna na oferta de formações e referenciais pedagógicos que apoiem o trabalho com pessoas com deficiência, especialmente em contextos comunitários. Os resultados apontam impactos significativos no bem-estar: alívio do estresse acadêmico, redução de quadros depressivos, reabilitação de lesões, formação de redes de apoio espontâneas e transformação do espaço em referência emocional. Conclui-se que a experiência transcende a atividade artística, configurando-se como tecnologia social de cuidado que ressignifica noções de capacidade corporal; integra dimensões física, emocional e social numa perspectiva corpomente; e fortalece o capital social em territórios vulneráveis. Os achados reforçam a urgência de políticas públicas intersetoriais nas áreas de cultura-saúde-educação que reconheçam a dança como direito cultural e ferramenta de inclusão ativa, além de investirem em formações continuadas e diretrizes metodológicas que valorizem a escuta, a pluralidade e a potência dos territórios periféricos. Palavras-chave: Território; Metodologias inclusivas; Políticas culturais; Inovação pedagógica.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectMetodologias inclusivaspt_BR
dc.subjectPolíticas culturaispt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectAbstractpt_BR
dc.titleDANÇA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E BEM-ESTAR: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS AULAS DE DANÇA NO COMPAZ IBURA(RECIFE)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3695824074873024pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2195897977759595pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the impact of dance classes as a tool for social inclusion and well-being at COMPAZ Ibura, a public facility located in one of Recife's largest peripheral communities. It uses a qualitative approach, using semi-structured interviews collected through discussion groups with young people, adults, seniors, and neurodivergent participants, teachers, and administrators, and a thematic analysis of the data along two main lines. Dance proved to be a powerful inclusive language, transcending age and cognitive barriers, while the teacher's methodological adaptation proved crucial to accommodating physical and cognitive diversity. However, it is observed that even with the sensitive practices adopted by educators, there is still a gap in the provision of training and pedagogical frameworks that support work with people with disabilities, especially in community settings. The results indicate significant impacts on well-being: alleviation of academic stress, reduction of depression, rehabilitation of injuries, formation of spontaneous support networks, and transformation of the space into an emotional reference. The conclusion is that the experience transcends artistic activity, configuring itself as a social technology of care that redefines notions of bodily capacity; integrates physical, emotional, and social dimensions from a body-mind perspective; and strengthens social capital in vulnerable territories. The findings reinforce the urgent need for intersectoral public policies in the areas of culture, health, and education that recognize dance as a cultural right and a tool for active inclusion, in addition to investing in ongoing training and methodological guidelines that value listening, plurality, and the power of peripheral territories. Keywords: Territory; Inclusive methodologies; Cultural policies; Pedagogical innovation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-4614-0327pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANDRESSA LAYSA QUEIROZ RIBEIRO.pdf652,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons