Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64709
Share on
Title: | Leitura e compreensão na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) : um olhar voltado para a escolha de temas socialmente relevantes |
Authors: | SILVA, Patrícia Fernanda de Souza |
Keywords: | Leitura e Compreensão; Educação de Jovens, Adultos e Idosos; Mulher |
Issue Date: | 30-Aug-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Patrícia Fernanda de Souza. Leitura e compreensão na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) : um olhar voltado para a escolha de temas socialmente relevantes. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Quando pensamos em ensino de leitura, a priori, devemos pensar no perfil leitor que gostaríamos de ajudar a formar, a saber, um leitor que “processe, critique,contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê” (Solé apud Koch; Elias, 2010, p. 13). Diante da extrema necessidade de se priorizar um trabalho com a leitura significativa de textos em turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos- EJAI, essa pesquisa-ação - adotando uma perspectiva sociointeracionistas da linguagem (cf. Bronckart, 1999, 2006; Bakhtin, 2004)- buscou, por meio do desenvolvimento de uma sequência de atividades de leitura, ampliar a proficiência leitora de estudantes do 8o/9o ano- fase IV da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), matriculados em uma escola localizada no Cabo de Santo Agostinho- PE. A intervenção proposta nesse estudo foi realizada em 5 encontros, dos quais 4 foram dedicados às atividade de intervenção e 1 destinou-se a exposição de conteúdos relacionados ao ensino de leitura. Tendo em vista a importância do papel da escola na constituição da criticidade, da autonomia e da transformação do meio, entendemos que a seleção de textos que contemplem temas ligados a problemáticas sociais que requerem reflexões mais frequentes, especialmente por parte de jovens, adultos e idosos, pode favorecer a ampliação do repertório dos estudantes, de modo a lhes permitir construir conhecimentos importantes para uma atuação não apenas discursiva, mas também propositiva e imediata em seus contextos socioculturais, isto posto elegemos a vulnerabilidade da mulher na sociedade como tema norteador dos textos que foram utilizados nesse estudo. A escolha pelo tema reafirma a relevância desse assunto, como estratégia para a mitigação e/ou o combate de discursos machistas, sexistas e preconceituosos que comumente são socialmente aceitos e naturalizados. Partimos da hipótese de que os estudantes voluntários ampliariam sua proficiência leitora bem como seu repertório crítico e social, tendendo a posicionarem-se mais criticamente diante dos textos lidos, conforme nos orienta os a BNCC (Base Nacional Comum Curricular- Brasil, 2017), no que tange o ensino de leitura. Por meio dos resultados, constamos relevante ampliação da proficiência leitora de alguns estudantes participantes, no entanto outros estudantes ainda apresentam significativas dificuldades de compreensão. Como produto final desse estudo, desenvolvemos um caderno pedagógico com atividades e orientações para os professores que atendem a Educação de Jovens e Adultos. Pontuamos ainda que esse estudo foi pautado nas considerações de Marcuschi (1983, 2001, 2007, 2008, 2010), Geraldi (1984), Solé (1998, 2003), Spinillo (2008, 2013), Koch e Travaglia, (1992), Koch e Elias (2006), Kleiman (2004), e outros, além de documentos norteadores da educação tais quais a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB e o Currículo da EJA-EF/PE. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64709 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Patrícia Fernanda de Souza Silva.pdf | 7,69 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License