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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64709
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Marcela Regina Vasconcelos da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Patrícia Fernanda de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T12:49:09Z | - |
dc.date.available | 2025-07-25T12:49:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Patrícia Fernanda de Souza. Leitura e compreensão na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) : um olhar voltado para a escolha de temas socialmente relevantes. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64709 | - |
dc.description.abstract | Quando pensamos em ensino de leitura, a priori, devemos pensar no perfil leitor que gostaríamos de ajudar a formar, a saber, um leitor que “processe, critique,contradiga ou avalie a informação que tem diante de si, que a desfrute ou a rechace, que dê sentido e significado ao que lê” (Solé apud Koch; Elias, 2010, p. 13). Diante da extrema necessidade de se priorizar um trabalho com a leitura significativa de textos em turmas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos- EJAI, essa pesquisa-ação - adotando uma perspectiva sociointeracionistas da linguagem (cf. Bronckart, 1999, 2006; Bakhtin, 2004)- buscou, por meio do desenvolvimento de uma sequência de atividades de leitura, ampliar a proficiência leitora de estudantes do 8o/9o ano- fase IV da EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos), matriculados em uma escola localizada no Cabo de Santo Agostinho- PE. A intervenção proposta nesse estudo foi realizada em 5 encontros, dos quais 4 foram dedicados às atividade de intervenção e 1 destinou-se a exposição de conteúdos relacionados ao ensino de leitura. Tendo em vista a importância do papel da escola na constituição da criticidade, da autonomia e da transformação do meio, entendemos que a seleção de textos que contemplem temas ligados a problemáticas sociais que requerem reflexões mais frequentes, especialmente por parte de jovens, adultos e idosos, pode favorecer a ampliação do repertório dos estudantes, de modo a lhes permitir construir conhecimentos importantes para uma atuação não apenas discursiva, mas também propositiva e imediata em seus contextos socioculturais, isto posto elegemos a vulnerabilidade da mulher na sociedade como tema norteador dos textos que foram utilizados nesse estudo. A escolha pelo tema reafirma a relevância desse assunto, como estratégia para a mitigação e/ou o combate de discursos machistas, sexistas e preconceituosos que comumente são socialmente aceitos e naturalizados. Partimos da hipótese de que os estudantes voluntários ampliariam sua proficiência leitora bem como seu repertório crítico e social, tendendo a posicionarem-se mais criticamente diante dos textos lidos, conforme nos orienta os a BNCC (Base Nacional Comum Curricular- Brasil, 2017), no que tange o ensino de leitura. Por meio dos resultados, constamos relevante ampliação da proficiência leitora de alguns estudantes participantes, no entanto outros estudantes ainda apresentam significativas dificuldades de compreensão. Como produto final desse estudo, desenvolvemos um caderno pedagógico com atividades e orientações para os professores que atendem a Educação de Jovens e Adultos. Pontuamos ainda que esse estudo foi pautado nas considerações de Marcuschi (1983, 2001, 2007, 2008, 2010), Geraldi (1984), Solé (1998, 2003), Spinillo (2008, 2013), Koch e Travaglia, (1992), Koch e Elias (2006), Kleiman (2004), e outros, além de documentos norteadores da educação tais quais a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB e o Currículo da EJA-EF/PE. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Leitura e Compreensão | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens, Adultos e Idosos | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.title | Leitura e compreensão na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) : um olhar voltado para a escolha de temas socialmente relevantes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2893994542288209 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0396854571010883 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | When we think about teaching reading, a priori, we must think about the reader profile that we would like to help forming, namely, a reader who “processes, criticizes, contradicts or evaluates the information before him, who enjoys it or rejects it, who gives meaning and significance to what he reads” (Solé apud Koch; Elias, 2010, p. 13). Given the extreme need to prioritize work with meaningful reading of texts in classes of Youth, Adult and Elderly Education - EJAI (in Portuguese), this action research - adopting a socio-interactionist perspective of language (cf. Bronckart, 1999, 2006; Bakhtin, 2004) - sought, through the development of a sequence of reading activities, to increase the reading proficiency of 8th/9th grade students - phase IV of EJAI (Youth, Adult and Elderly Education), enrolled in a school located in Cabo de Santo Agostinho- PE. The intervention proposed in this study was carried out in 5 meetings, of which 4 were dedicated to intervention activities and 1 was intended to present content related to the teaching of reading. Considering the importance of the school's role in the constitution of critical thinking, autonomy and transformation of the environment, we understand that the selection of texts that address themes linked to social issues that require more frequent reflection, especially on the part of young people, adults and the elderly, can favor the expansion of the students' repertoire, so as to allow them to build important knowledge for not only discursive but also proactive and immediate action in their socio-cultural contexts. This is why we chose the vulnerability of women in society as the guiding theme of the texts that were used in this study. The choice of the theme reaffirms the relevance of this subject, as a strategy for mitigating and/or combating sexist and prejudiced discourses that are commonly socially accepted and naturalized. We started from the premise that the volunteer students would expand their reading proficiency as well as their critical and social repertoire, tending to position themselves more critically in relation to the texts read, as guided by the BNCC (Common National Curriculum Base - Brazil, 2017), regarding the teaching of reading. Through the results, we found a significant increase in the reading proficiency of some participating students,however, other students still have significant difficulties in understanding. As the final product of this study, we developed a pedagogical notebook with activities and guidelines for teachers who work in Youth and Adult Education. We also point out that this study was based on the considerations of Marcuschi (1983, 2001, 2007, 2008, 2010), Geraldi (1984), Solé (1998, 2003), Spinillo (2008, 2013), Koch and Travaglia, (1992), Koch and Elias (2006), Kleiman (2004), and others, in addition to educational guiding documents such as the Law of Guidelines and Bases of National Education-LDB and the EJA-EF/PE Curriculum(acronyms in Portuguese). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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