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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64677

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Título: Proposta didática com elementos investigativos sobre Enteroparasitoses
Autor(es): SILVA, Roberta Estácio Jerônimo da
Palavras-chave: Ensino por Investigação; Educação em Saúde; Eletivas; Sequência Didática; Saúde Única; Parasitoses
Data do documento: 27-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Roberta Estácio Jerônimo da. Proposta didática com elementos investigativos sobre Enteroparasitoses. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A preocupação em dar sentido aos processos que permeiam a biologia está atrelada à ideia de como a construção do conhecimento é realizada pela ciência. Dessa forma, o presente trabalho buscou elaborar uma sequência didática abordando elementos investigativos sobre enteroparasitoses, como instrumento para aplicabilidade nas eletivas de saúde lecionadas na rede estadual de ensino. A pesquisa foi realizada com estudantes do 2ª ano do Ensino Médio, na Escola de Referência Prof. Francisco Joaquim de Barros Correia, Altinho/PE. Foram englobadas atividades como problematizações através de cenas do filme Vidas Secas, levantamento de dados na comunidade pelos estudantes através de um checklist, pesquisa bibliográfica, confrontamento de hipóteses seguido de socialização e, por fim, a aplicação da última etapa é a busca ao QR Code, através da qual foram seguidas pistas para desvendar um tipo de parasitose intestinal. Através de uma problematização instigada por cenas do filme, os alunos afirmaram diversas proposições que estariam relacionadas à contaminação parasitária. Entre os questionamentos presentes no checklist investigativo foi possível verificar que, em 87,50% das localidades em que os estudantes residem, a coleta de lixo é realizada regularmente. Porém, mesmo que essa coleta seja periódica, o descarte do lixo não é realizado nos locais apropriados (54,17%) e 45,83% dos alunos afirmaram que os arredores por eles habitados acumulam entulhos. Da mesma forma, 50% dos estudantes revelaram existir valas ou esgoto a céu aberto. Já para o abastecimento de água, 75% responderam que possuem água encanada e ela chega regularmente nas moradias. No que se refere à higiene pessoal, é comum verem pessoas na comunidade andando descalço (83,33%) ou sem a devida higienização das unhas (37,50%). Ainda sobre a coleta de dados referente ao checklist, foi possível verificar que 75% responderam que há visitas periódicas do agente comunitário de saúde, fato muito importante para a promoção da saúde. Em fichas epidemiológicas preenchidas pelos estudantes, foi verificado uma relação adequada das enteroparasitoses mais propensas em sua comunidade. Por fim, durante a etapa de socialização e aplicação da Busca ao QR Code, os alunos conseguiram desenvolver habilidades essenciais que os levaram a fazer uma reflexão da aprendizagem construída, como também desenvolver aspectos do empreendimento científico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64677
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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