Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64677

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFRAGA, Simone do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Roberta Estácio Jerônimo da-
dc.date.accessioned2025-07-24T12:02:35Z-
dc.date.available2025-07-24T12:02:35Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationSILVA, Roberta Estácio Jerônimo da. Proposta didática com elementos investigativos sobre Enteroparasitoses. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64677-
dc.description.abstractA preocupação em dar sentido aos processos que permeiam a biologia está atrelada à ideia de como a construção do conhecimento é realizada pela ciência. Dessa forma, o presente trabalho buscou elaborar uma sequência didática abordando elementos investigativos sobre enteroparasitoses, como instrumento para aplicabilidade nas eletivas de saúde lecionadas na rede estadual de ensino. A pesquisa foi realizada com estudantes do 2ª ano do Ensino Médio, na Escola de Referência Prof. Francisco Joaquim de Barros Correia, Altinho/PE. Foram englobadas atividades como problematizações através de cenas do filme Vidas Secas, levantamento de dados na comunidade pelos estudantes através de um checklist, pesquisa bibliográfica, confrontamento de hipóteses seguido de socialização e, por fim, a aplicação da última etapa é a busca ao QR Code, através da qual foram seguidas pistas para desvendar um tipo de parasitose intestinal. Através de uma problematização instigada por cenas do filme, os alunos afirmaram diversas proposições que estariam relacionadas à contaminação parasitária. Entre os questionamentos presentes no checklist investigativo foi possível verificar que, em 87,50% das localidades em que os estudantes residem, a coleta de lixo é realizada regularmente. Porém, mesmo que essa coleta seja periódica, o descarte do lixo não é realizado nos locais apropriados (54,17%) e 45,83% dos alunos afirmaram que os arredores por eles habitados acumulam entulhos. Da mesma forma, 50% dos estudantes revelaram existir valas ou esgoto a céu aberto. Já para o abastecimento de água, 75% responderam que possuem água encanada e ela chega regularmente nas moradias. No que se refere à higiene pessoal, é comum verem pessoas na comunidade andando descalço (83,33%) ou sem a devida higienização das unhas (37,50%). Ainda sobre a coleta de dados referente ao checklist, foi possível verificar que 75% responderam que há visitas periódicas do agente comunitário de saúde, fato muito importante para a promoção da saúde. Em fichas epidemiológicas preenchidas pelos estudantes, foi verificado uma relação adequada das enteroparasitoses mais propensas em sua comunidade. Por fim, durante a etapa de socialização e aplicação da Busca ao QR Code, os alunos conseguiram desenvolver habilidades essenciais que os levaram a fazer uma reflexão da aprendizagem construída, como também desenvolver aspectos do empreendimento científico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEletivaspt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectSaúde Únicapt_BR
dc.subjectParasitosespt_BR
dc.titleProposta didática com elementos investigativos sobre Enteroparasitosespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2818882983003422pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1517509550088343pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe concern with giving meaning to the processes that permeate biology is linked to the idea of how the construction of knowledge is carried out by science. Thus, this study sought to develop a didactic sequence addressing investigative elements on enteroparasitosis, as an instrument for applicability in health electives taught in the state education system. The research was conducted with students in the 2nd year of high school, at the Escola de Referência Prof. Francisco Joaquim de Barros Correia, Altinho/PE. The stages included activities such as problematization through scenes from the film Vidas Secas, data collection in the community by students through a checklist, bibliographic research, confrontation of hypotheses followed by socialization and, finally, the application of a game called QR Code search, where clues were followed to uncover a type of intestinal parasitosis. Through a problematization instigated by scenes from the film, the students stated several propositions that would be related to parasitic contamination. Among the questions included in the investigative checklist, it was possible to verify that in 87.50% of the locations where the students live, garbage collection is carried out regularly. However, even though this collection is periodic, garbage is not disposed of in the appropriate places (54.17%) and 45.83% of the students stated that the surroundings where they live accumulate debris. Likewise, 50% of the students revealed that there are open ditches or sewage. As for the water supply, 75% responded that they have running water and it arrives regularly in their homes. Regarding personal hygiene, it is common to see people in the community walking barefoot (83.33%) or without proper nail hygiene (37.50%). Also regarding the data collection related to the checklist, it was possible to verify that 75% responded that there are periodic visits by the community health agent, a very important fact for health promotion. In epidemiological forms filled out by the students, an adequate list of the most likely enteroparasitosis in their community was verified. Finally, during the socialization stage and application of the QR Code Search, the students were able to develop essential skills that led them to regulate constructed learning, as well as develop aspects of the scientific enterprise.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Roberta Estácio Jerônimo da Silva.PDF14,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons