Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64666

Share on

Title: Análise da interdisciplinaridade entre ensino de História e Literatura : estudo da obra “As Três Marias” de Rachel de Queiroz e suas aplicações para a construção de saberes históricos
Authors: CÂMARA, Vitória Figueiredo
Keywords: Ensino de História; Literatura; Construção do conhecimento histórico; Literacia histórica
Issue Date: 9-Apr-2025
Citation: CÂMARA, Vitória Figueiredo. Análise da interdisciplinaridade entre ensino de História e Literatura: estudo da obra “As Três Marias” de Rachel de Queiroz e suas aplicações para a construção de saberes históricos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Ao tomar como base a ideia de literacia histórica, que tem como um dos pressupostos a defesa da escola como produtora de conhecimento histórico, apresenta-se como proposta deste trabalho a utilização de fontes literárias em sala de aula a partir do uso do romance “As Três Marias” da escritora Rachel de Queiroz. Com base nisso, entende-se que, ao enxergar a literatura como produto histórico, é possível utilizá-la como referencial, consequentemente estimulando os alunos a agirem como historiadores e a escavarem as informações descritas na obra, aproximando-os do saber-fazer historiográfico com o intuito de estimular o processo de ensino e aprendizagem em História. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar como Rachel de Queiroz emprega a ficção para refletir a realidade social das mulheres na primeira metade do século XX, bem como as potencialidades que a literatura oferece enquanto objeto de estudo e de produção de conhecimento histórico no ambiente de sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64666
Appears in Collections:(TCC) - História (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - VITORIA FIGUEIREDO CAMARA.pdf404,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons