Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64666

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Roberta Duarte da-
dc.contributor.authorCÂMARA, Vitória Figueiredo-
dc.date.accessioned2025-07-23T18:31:27Z-
dc.date.available2025-07-23T18:31:27Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationCÂMARA, Vitória Figueiredo. Análise da interdisciplinaridade entre ensino de História e Literatura: estudo da obra “As Três Marias” de Rachel de Queiroz e suas aplicações para a construção de saberes históricos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64666-
dc.description.abstractAo tomar como base a ideia de literacia histórica, que tem como um dos pressupostos a defesa da escola como produtora de conhecimento histórico, apresenta-se como proposta deste trabalho a utilização de fontes literárias em sala de aula a partir do uso do romance “As Três Marias” da escritora Rachel de Queiroz. Com base nisso, entende-se que, ao enxergar a literatura como produto histórico, é possível utilizá-la como referencial, consequentemente estimulando os alunos a agirem como historiadores e a escavarem as informações descritas na obra, aproximando-os do saber-fazer historiográfico com o intuito de estimular o processo de ensino e aprendizagem em História. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar como Rachel de Queiroz emprega a ficção para refletir a realidade social das mulheres na primeira metade do século XX, bem como as potencialidades que a literatura oferece enquanto objeto de estudo e de produção de conhecimento histórico no ambiente de sala de aula.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimento históricopt_BR
dc.subjectLiteracia históricapt_BR
dc.titleAnálise da interdisciplinaridade entre ensino de História e Literatura : estudo da obra “As Três Marias” de Rachel de Queiroz e suas aplicações para a construção de saberes históricospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6100250670524066pt_BR
dc.description.abstractxBased on the concept of historical literacy, which advocates for schools as producers of historical knowledge, this work proposes the use of sources in the classroom through the novel “As Três Marias” by the writer Rachel de Queiroz. Based on this, it is understood that by viewing literature as a historical product, it can be used as a reference to integrate the historical content of literary narratives within the classroom context, therefore bringing them closer to the historiographical know-how, with the aim of stimulating the teaching and learning process in History. In this context, the goal of this study is to analyze how Rachel de Queiroz uses fiction to reflect the social reality of women in the first half of the 20th century, as well as the potential of literature as an object of study and a source of historical knowledge production in the classroom environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VITORIA FIGUEIREDO CAMARA.pdf404,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons