Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461
Share on
Title: | A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
Authors: | Melo, Bruno Silva de |
Keywords: | Ilustração; Objeto didático; Tarot; Transformações geométricas |
Issue Date: | 13-Mar-2024 |
Citation: | MELO, Bruno silva de. A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo propõe a utilização de cartas de tarô como ferramenta didática para o ensino das teorias de transformações geométricas, dando à luz a sua relevância como objeto de aprendizagem interdisciplinar. A partir de uma análise da literatura, foi evidenciado que o tarô transcende sua conotação tradicional, constituindo-se em uma fonte rica de simbolismo e significado que pode ser explorada para além das fronteiras da sala de aula. Ao desvendar a complexidade dos signos e significados presentes em cada carta, este estudo ressalta a importância de considerar não apenas os conceitos geométricos, mas também o contexto místico, histórico e cultural envolvido na produção e interpretação do tarô através da produção de ilustrações. A aplicação deste recurso não só pode despertar o interesse dos alunos, mas também promove reflexões sobre o tema e seus aspectos socioeconômicos presentes na construção de baralhos de tarô. Apresentamos aqui uma pesquisa com abordagem exploratória, de cunho descritivo qualitativo, na qual iniciamos a partir de pesquisa bibliográfica para, na sequência, realizarmos o desenvolvimento das cartas. As conclusões aqui apresentadas não apenas enriquecem o ambiente educacional ao oferecer uma fonte inesgotável de curiosidade e estímulo à participação dos alunos, mas também têm implicações práticas para aqueles interessados em explorar a área de ilustrações e a produção de baralhos de tarô em outros contextos. Este trabalho, portanto, apresenta 12 cartas como resultado, e serve como um ponto de partida para investigações futuras e aprofundamento em questões relacionadas à aplicação das ilustrações de tarô no ensino de transformações geométricas, estimulando novas abordagens e debates que enriquecem o entendimento sobre este tema e seu potencial pedagógico |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461 |
Appears in Collections: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno Silva de Melo.pdf | 10,42 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License