Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461

Comparte esta pagina

Título : A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA
Autor : Melo, Bruno Silva de
Palabras clave : Ilustração; Objeto didático; Tarot; Transformações geométricas
Fecha de publicación : 13-mar-2024
Citación : MELO, Bruno silva de. A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este estudo propõe a utilização de cartas de tarô como ferramenta didática para o ensino das teorias de transformações geométricas, dando à luz a sua relevância como objeto de aprendizagem interdisciplinar. A partir de uma análise da literatura, foi evidenciado que o tarô transcende sua conotação tradicional, constituindo-se em uma fonte rica de simbolismo e significado que pode ser explorada para além das fronteiras da sala de aula. Ao desvendar a complexidade dos signos e significados presentes em cada carta, este estudo ressalta a importância de considerar não apenas os conceitos geométricos, mas também o contexto místico, histórico e cultural envolvido na produção e interpretação do tarô através da produção de ilustrações. A aplicação deste recurso não só pode despertar o interesse dos alunos, mas também promove reflexões sobre o tema e seus aspectos socioeconômicos presentes na construção de baralhos de tarô. Apresentamos aqui uma pesquisa com abordagem exploratória, de cunho descritivo qualitativo, na qual iniciamos a partir de pesquisa bibliográfica para, na sequência, realizarmos o desenvolvimento das cartas. As conclusões aqui apresentadas não apenas enriquecem o ambiente educacional ao oferecer uma fonte inesgotável de curiosidade e estímulo à participação dos alunos, mas também têm implicações práticas para aqueles interessados em explorar a área de ilustrações e a produção de baralhos de tarô em outros contextos. Este trabalho, portanto, apresenta 12 cartas como resultado, e serve como um ponto de partida para investigações futuras e aprofundamento em questões relacionadas à aplicação das ilustrações de tarô no ensino de transformações geométricas, estimulando novas abordagens e debates que enriquecem o entendimento sobre este tema e seu potencial pedagógico
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461
Aparece en las colecciones: (TCC) - Expressão Gráfica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruno Silva de Melo.pdf10,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons