Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461
Comparte esta pagina
Título : | A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA |
Autor : | Melo, Bruno Silva de |
Palabras clave : | Ilustração; Objeto didático; Tarot; Transformações geométricas |
Fecha de publicación : | 13-mar-2024 |
Citación : | MELO, Bruno silva de. A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este estudo propõe a utilização de cartas de tarô como ferramenta didática para o ensino das teorias de transformações geométricas, dando à luz a sua relevância como objeto de aprendizagem interdisciplinar. A partir de uma análise da literatura, foi evidenciado que o tarô transcende sua conotação tradicional, constituindo-se em uma fonte rica de simbolismo e significado que pode ser explorada para além das fronteiras da sala de aula. Ao desvendar a complexidade dos signos e significados presentes em cada carta, este estudo ressalta a importância de considerar não apenas os conceitos geométricos, mas também o contexto místico, histórico e cultural envolvido na produção e interpretação do tarô através da produção de ilustrações. A aplicação deste recurso não só pode despertar o interesse dos alunos, mas também promove reflexões sobre o tema e seus aspectos socioeconômicos presentes na construção de baralhos de tarô. Apresentamos aqui uma pesquisa com abordagem exploratória, de cunho descritivo qualitativo, na qual iniciamos a partir de pesquisa bibliográfica para, na sequência, realizarmos o desenvolvimento das cartas. As conclusões aqui apresentadas não apenas enriquecem o ambiente educacional ao oferecer uma fonte inesgotável de curiosidade e estímulo à participação dos alunos, mas também têm implicações práticas para aqueles interessados em explorar a área de ilustrações e a produção de baralhos de tarô em outros contextos. Este trabalho, portanto, apresenta 12 cartas como resultado, e serve como um ponto de partida para investigações futuras e aprofundamento em questões relacionadas à aplicação das ilustrações de tarô no ensino de transformações geométricas, estimulando novas abordagens e debates que enriquecem o entendimento sobre este tema e seu potencial pedagógico |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno Silva de Melo.pdf | 10,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons