Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Laurentino, Auta Luciana | - |
dc.contributor.author | Melo, Bruno Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T22:30:14Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17T22:30:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-07-17 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Bruno silva de. A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461 | - |
dc.description.abstract | Este estudo propõe a utilização de cartas de tarô como ferramenta didática para o ensino das teorias de transformações geométricas, dando à luz a sua relevância como objeto de aprendizagem interdisciplinar. A partir de uma análise da literatura, foi evidenciado que o tarô transcende sua conotação tradicional, constituindo-se em uma fonte rica de simbolismo e significado que pode ser explorada para além das fronteiras da sala de aula. Ao desvendar a complexidade dos signos e significados presentes em cada carta, este estudo ressalta a importância de considerar não apenas os conceitos geométricos, mas também o contexto místico, histórico e cultural envolvido na produção e interpretação do tarô através da produção de ilustrações. A aplicação deste recurso não só pode despertar o interesse dos alunos, mas também promove reflexões sobre o tema e seus aspectos socioeconômicos presentes na construção de baralhos de tarô. Apresentamos aqui uma pesquisa com abordagem exploratória, de cunho descritivo qualitativo, na qual iniciamos a partir de pesquisa bibliográfica para, na sequência, realizarmos o desenvolvimento das cartas. As conclusões aqui apresentadas não apenas enriquecem o ambiente educacional ao oferecer uma fonte inesgotável de curiosidade e estímulo à participação dos alunos, mas também têm implicações práticas para aqueles interessados em explorar a área de ilustrações e a produção de baralhos de tarô em outros contextos. Este trabalho, portanto, apresenta 12 cartas como resultado, e serve como um ponto de partida para investigações futuras e aprofundamento em questões relacionadas à aplicação das ilustrações de tarô no ensino de transformações geométricas, estimulando novas abordagens e debates que enriquecem o entendimento sobre este tema e seu potencial pedagógico | pt_BR |
dc.format.extent | 125p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Objeto didático | pt_BR |
dc.subject | Tarot | pt_BR |
dc.subject | Transformações geométricas | pt_BR |
dc.title | A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=29B81E6B719EB73B35D92A06C0E4DFBB | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3805752873099282 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study proposes the use of tarot cards as a teaching tool for teaching theories of geometric transformations, highlighting their relevance as an interdisciplinary learning object. From an analysis of the literature, it was evidenced that tarot transcends its traditional connotation, constituting a rich source of symbolism and meaning that can be explored beyond the borders of the classroom. By unveiling the complexity of the signs and meanings present in each card, this study highlights the importance of considering not only geometric concepts, but also the mystical, historical and cultural context involved in the production and interpretation of tarot through the production of illustrations. The application of this resource can not only arouse students' interest, but also promotes reflections on the topic and its socioeconomic aspects present in the construction of tarot decks. Here we present research with an exploratory approach, of a qualitative descriptive nature, in which we begin with bibliographical research and then develop the letters. The conclusions presented here not only enrich the educational environment by offering an inexhaustible source of curiosity and encouragement for student participation, but also have practical implications for those interested in exploring the area of illustrations and the production of tarot decks in other contexts. This work, therefore, presents 12 cards as a result, and serves as a starting point for future investigations and deepening of issues related to the application of tarot illustrations in teaching geometric transformations, stimulating new approaches and debates that enrich the understanding of this topic. and its pedagogical potential. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bruno Silva de Melo.pdf | 10,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons