Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLaurentino, Auta Luciana-
dc.contributor.authorMelo, Bruno Silva de-
dc.date.accessioned2025-07-17T22:30:14Z-
dc.date.available2025-07-17T22:30:14Z-
dc.date.issued2024-03-13-
dc.date.submitted2025-07-17-
dc.identifier.citationMELO, Bruno silva de. A JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64461-
dc.description.abstractEste estudo propõe a utilização de cartas de tarô como ferramenta didática para o ensino das teorias de transformações geométricas, dando à luz a sua relevância como objeto de aprendizagem interdisciplinar. A partir de uma análise da literatura, foi evidenciado que o tarô transcende sua conotação tradicional, constituindo-se em uma fonte rica de simbolismo e significado que pode ser explorada para além das fronteiras da sala de aula. Ao desvendar a complexidade dos signos e significados presentes em cada carta, este estudo ressalta a importância de considerar não apenas os conceitos geométricos, mas também o contexto místico, histórico e cultural envolvido na produção e interpretação do tarô através da produção de ilustrações. A aplicação deste recurso não só pode despertar o interesse dos alunos, mas também promove reflexões sobre o tema e seus aspectos socioeconômicos presentes na construção de baralhos de tarô. Apresentamos aqui uma pesquisa com abordagem exploratória, de cunho descritivo qualitativo, na qual iniciamos a partir de pesquisa bibliográfica para, na sequência, realizarmos o desenvolvimento das cartas. As conclusões aqui apresentadas não apenas enriquecem o ambiente educacional ao oferecer uma fonte inesgotável de curiosidade e estímulo à participação dos alunos, mas também têm implicações práticas para aqueles interessados em explorar a área de ilustrações e a produção de baralhos de tarô em outros contextos. Este trabalho, portanto, apresenta 12 cartas como resultado, e serve como um ponto de partida para investigações futuras e aprofundamento em questões relacionadas à aplicação das ilustrações de tarô no ensino de transformações geométricas, estimulando novas abordagens e debates que enriquecem o entendimento sobre este tema e seu potencial pedagógicopt_BR
dc.format.extent125p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectObjeto didáticopt_BR
dc.subjectTarotpt_BR
dc.subjectTransformações geométricaspt_BR
dc.titleA JORNADA DA ESTRELA: O TAROT COMO UMA FERRAMENTA VISUAL PARA O ENSINO DA GEOMETRIApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=29B81E6B719EB73B35D92A06C0E4DFBBpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3805752873099282pt_BR
dc.description.abstractxThis study proposes the use of tarot cards as a teaching tool for teaching theories of geometric transformations, highlighting their relevance as an interdisciplinary learning object. From an analysis of the literature, it was evidenced that tarot transcends its traditional connotation, constituting a rich source of symbolism and meaning that can be explored beyond the borders of the classroom. By unveiling the complexity of the signs and meanings present in each card, this study highlights the importance of considering not only geometric concepts, but also the mystical, historical and cultural context involved in the production and interpretation of tarot through the production of illustrations. The application of this resource can not only arouse students' interest, but also promotes reflections on the topic and its socioeconomic aspects present in the construction of tarot decks. Here we present research with an exploratory approach, of a qualitative descriptive nature, in which we begin with bibliographical research and then develop the letters. The conclusions presented here not only enrich the educational environment by offering an inexhaustible source of curiosity and encouragement for student participation, but also have practical implications for those interested in exploring the area of illustrations and the production of tarot decks in other contexts. This work, therefore, presents 12 cards as a result, and serves as a starting point for future investigations and deepening of issues related to the application of tarot illustrations in teaching geometric transformations, stimulating new approaches and debates that enrich the understanding of this topic. and its pedagogical potential.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráficapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno Silva de Melo.pdf10,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons