Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64453

Comparte esta pagina

Título : HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NAS AULAS DE LP
Autor : Lima, Alkimary Jacilene de Souza
Palabras clave : Histórias em quadrinhos; Dislexia; Letramento literário; Educação inclusiva; Multimodalidade
Fecha de publicación : 26-nov-2024
Citación : Lima, Alkimary Jacilene de Souza. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o letramento literário de estudantes com dislexia nas aulas de LP. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este artigo tem como objetivo analisar como histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas como ferramenta didática para o letramento literário de alunos com dislexia, em um contexto de educação inclusiva. Para isso, como ponto de partida vamos conceituar a Dislexia e os impactos educacionais e o compêndio legislativo que ampara os disléxicos no âmbito educacional. Em seguida trazemos os conceitos de letramento, multiletramentos e multimodalidades de como também discorreremos sobre a historicidade dos quadrinhos. Na sequência fizemos a análise das HQs “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo e “O Auto da Barca do Inferno em Quadrinhos” de Gil Vicente, Ilustrado por Laudo Ferreira. A que as HQs, por sua estrutura, com seus recursos multimodais e multisemióticos, oferecem uma abordagem acessível e envolvente, promovendo a compreensão e o engajamento de alunos com transtornos específicos da aprendizagem em suas práticas de leitura.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64453
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Alkimary Jacilene de Souza Lima .pdf684,85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons