Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64453

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Otávia Pinheiro Pedrosa-
dc.contributor.authorLima, Alkimary Jacilene de Souza-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:37:11Z-
dc.date.available2025-07-17T14:37:11Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.date.submitted2025-07-
dc.identifier.citationLima, Alkimary Jacilene de Souza. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o letramento literário de estudantes com dislexia nas aulas de LP. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64453-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar como histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas como ferramenta didática para o letramento literário de alunos com dislexia, em um contexto de educação inclusiva. Para isso, como ponto de partida vamos conceituar a Dislexia e os impactos educacionais e o compêndio legislativo que ampara os disléxicos no âmbito educacional. Em seguida trazemos os conceitos de letramento, multiletramentos e multimodalidades de como também discorreremos sobre a historicidade dos quadrinhos. Na sequência fizemos a análise das HQs “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo e “O Auto da Barca do Inferno em Quadrinhos” de Gil Vicente, Ilustrado por Laudo Ferreira. A que as HQs, por sua estrutura, com seus recursos multimodais e multisemióticos, oferecem uma abordagem acessível e envolvente, promovendo a compreensão e o engajamento de alunos com transtornos específicos da aprendizagem em suas práticas de leitura.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.titleHISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NAS AULAS DE LPpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4151590837429118pt_BR
dc.description.abstractxThis article is to analyze how comics can be used as a didactic tool for the literacy of students with dyslexia, in a context of inclusive education. As a starting point, we conceptualize dyslexia and its educational impacts, as well as the legislative compendium that supports dyslexics in the educational sphere. We then introduced the concepts of literacy, multiliteracies and multimodalities, as well as discussing the historicity of comics. We then analyzed the comics “Uma Professora Muito Maluquinha” by Ziraldo and “O Auto da Barca do Inferno em Quadrinhos” by Gil Vicente, illustrated by Laudo Ferreira. We found that the comics, due to their structure, with their multimodal and multisemiotic resources, offer an accessible and engaging approach, promoting the comprehension and engagement of students with specific learning disorders in their reading practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alkimary Jacilene de Souza Lima .pdf684,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons