Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64453
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Otávia Pinheiro Pedrosa | - |
dc.contributor.author | Lima, Alkimary Jacilene de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T14:37:11Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17T14:37:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2025-07 | - |
dc.identifier.citation | Lima, Alkimary Jacilene de Souza. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o letramento literário de estudantes com dislexia nas aulas de LP. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64453 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar como histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas como ferramenta didática para o letramento literário de alunos com dislexia, em um contexto de educação inclusiva. Para isso, como ponto de partida vamos conceituar a Dislexia e os impactos educacionais e o compêndio legislativo que ampara os disléxicos no âmbito educacional. Em seguida trazemos os conceitos de letramento, multiletramentos e multimodalidades de como também discorreremos sobre a historicidade dos quadrinhos. Na sequência fizemos a análise das HQs “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo e “O Auto da Barca do Inferno em Quadrinhos” de Gil Vicente, Ilustrado por Laudo Ferreira. A que as HQs, por sua estrutura, com seus recursos multimodais e multisemióticos, oferecem uma abordagem acessível e envolvente, promovendo a compreensão e o engajamento de alunos com transtornos específicos da aprendizagem em suas práticas de leitura. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.title | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO DE ESTUDANTES COM DISLEXIA NAS AULAS DE LP | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4151590837429118 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article is to analyze how comics can be used as a didactic tool for the literacy of students with dyslexia, in a context of inclusive education. As a starting point, we conceptualize dyslexia and its educational impacts, as well as the legislative compendium that supports dyslexics in the educational sphere. We then introduced the concepts of literacy, multiliteracies and multimodalities, as well as discussing the historicity of comics. We then analyzed the comics “Uma Professora Muito Maluquinha” by Ziraldo and “O Auto da Barca do Inferno em Quadrinhos” by Gil Vicente, illustrated by Laudo Ferreira. We found that the comics, due to their structure, with their multimodal and multisemiotic resources, offer an accessible and engaging approach, promoting the comprehension and engagement of students with specific learning disorders in their reading practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Alkimary Jacilene de Souza Lima .pdf | 684,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons